Saúde Mental

Como lidar com seu filho e a morte de um animalzinho

Por Redação Doutíssima 03/10/2013

A ligação que criamos com animais domésticos são incríveis. Muitas vezes somos tão apegados à eles que os tratamos como membros da nossa família. Eles viajam conosco e até dormem na nossa cama. As crianças criam um laço ainda maior com os bichinhos. Como qualquer outra pessoa querida, não é fácil suportar a morte de um animal doméstico. E como explicar isso para os pequenos?

 

caocriana

 

Explicando a morte de um animal para as crianças

É comum os pais tentarem evitar o assunto da morte. Muitos não sabem como abordar o tema e eles mesmo não sabem lidar com a morte de um ente querido, por isso pensam que as crianças terão essa mesma dificuldade. Outros pais pensam que a notícia pode abalar a criança, e para preservá-la, evitam o assunto. Os psicólogos recomendam o contrário. Abordar o tema é essencial para que a criança elabore a situação e aprenda a lidar com a morte ao longo da vida. Segundo psicólogos, os pais devem abordar o tema com clareza, explicando o sentido da vida e da morte de maneira simplificada e respondendo às questões que a criança fizer.

Algumas famílias vão além da conversa Floxiflux. Para ajudar seus filhos a entenderem a situação eles fizeram o velório de seus animais. Psicólogos apoiam a ideia pois desta forma, a criança visualiza que o animalzinho não estará mais lá. Você também pode dizer a seu filho que a presença física ele não terá mais, mas o animal estará sempre na memória e no coração de todos.

Alguns pais tentam minimizar a dor da morte do animalzinho presenteando os filhos com um novo mascote, mas isso também não é recomendado. As crianças podem acabar recusando o novo animal por sentirem que estão traindo o que se foi. Outra ideia errada que a criança pode assimilar com esse ato é a de que tudo pode ser facilmente substituído.

Converse com seu filho, deixe ele expressar sua dor e, se for preciso, siga nossas dicas, tomando as atitudes necessárias para auxiliá-lo a suportar e entender esse sofrimento.