Motivação > Psicologia

5 Dicas para conseguir conciliar trabalho e estudos

Por Redação Doutíssima 04/10/2013

Conciliar trabalho e estudo é possível? Essa é uma situação difícil, mas muitas vezes somos obrigados a fazer desta maneira. Seja por questão financeira, profissional ou as duas, é importante encontrar um meio de conciliar as duas atividades de modo que nenhuma seja prejudicada. Veja dicas para você conseguir conquistar seus objetivos.

 

R7-Concurso1

 

1.  Organize seus horários

Quando for escolher sua instituição de estudo, priorize aquelas onde os horários sejam compatíveis com os seus, lembrando sempre que é preciso também ter tempo livre para estudar. Deixe de lado atividades que ocupem seu tempo e não adicionem no seus objetivos de estudo e trabalho. Essa é uma situação temporária, lembre-se que após a graduação tudo vai melhorar!

 

2.  Faça um plano de estudos

Organize o material e saiba as ferramentas que necessárias para estudar. Distribua o conteúdo que você precisa estudar de acordo com seu tempo e o local onde estará. Por exemplo, você pode ler um livro ou revisar no ônibus para o trabalho. Se tiver uma biblioteca perto do trabalho, aproveite alguns dias para estudar por lá.

 

3. Estabeleça metas

É importante fixar uma meta de estudos e levar a sério o compromisso. Organize todo o seu material de estudo por datas limites a serem respeitadas. Explique a seus amigos de trabalho e às pessoas que vivem com você sobre sua situação para que eles evitem te sobrecarregar ou atrapalhar seu planejamento.

 

4.  Aprenda a dizer não

Seja no trabalho ou na vida social, é importante saber que você terá que rejeitar muitos convites e desejos próprios. É normal passar fins de semana sem encontrar os amigos quando você estiver em fase de provas ou redigindo um trabalho final. Para tirar 10 é preciso trabalho, esforço e abdicação de algumas coisas, mas tudo é temporário!

 

5. Converse com seus professores

Sempre é um pouco mais fácil de se arranjar com os professores do que com seu chefe. Se seu emprego for muito rígido e te imponha horários inflexíveis, fale com seus professores para encontrar soluções alternativas.  Encontros para tirar dúvidas sobre as aulas, provas em datas diferentes como fins de semana, entrega de trabalhos por e-mail, sempre há uma solução.