Guia dos Dentes

Mesmo dentes extremamente tortos podem ser tratados com aparelho. Todo caso tem solução.

Por Redação Doutíssima 04/10/2013

torto-2

Existem pacientes que realmente tem os dentes extremamente tortos e isso gera uma insegurança com relação à eficiência do aparelho dental. Esse pacientes normalmente chegam na clínica desesperados e pensando que o caso deles não tem mais jeito, que é grave demais e que vai ter que gastar muito dinheiro além de arrancar vários dentes ou ter que operar. Vamos desmitificar isso e mostrar que o aparelho dental trata todos os tipos de dentes, mesmo os mais tortos.

torto-6

São diversos os tipos de aparelhos e temos as mais variadas técnicas para os mais variados casos como:

– Apinhamentos variados, incluindo os mais severos. Ou seja, todos os tipos de dentes tortos.

– Desvios de linha média. Quando o sorriso está torto para um dos lados.

– Diastemas dos mais variados tamanhos para se fechar. São aqueles espaços entre os dentes.

– Tratamentos ortopédicos de todos os padrões e classes. Nesse caso, o ortodontista utiliza de aparelhos ortopédicos para movimentar o osso do paciente e incentivar ou limitar o crescimento do osso, de acordo com a necessidade de cada caso.

– Correção de atrofias no crescimento como no caso de palatos atrésicos onde o céu da boca se encontra muito fechado e incapaz de envolver os dentes inferiores, criando uma série de problemas secundários.

– São inúmeros os casos que podemos tratar.

torto-1

Paciente com dente muito torto precisa arrancar dentes?

– Normalmente esses casos mais graves precisam sim de exodontias e em alguns casos, chegamos a pedir a exodontia de até 8 dentes. Nesses casos extremos, arrancamos os pré-molares e os terceiros molares do paciente para poder tratar o problema já instalado e prevenir problemas futuros.

– Em muitos casos que o perfil do paciente aceita, o caso é resolvido somente com expansões dentárias. Com isso, o dentista expande a arcada do paciente e isso possibilita que os dentes se alinhem sem necessitar de exodontias.

torto-5

Não tenha medo, entenda que quanto mais grave o caso, mais rápido tem que ser tratado e com isso não vai provocar muitos efeitos colaterais. Tenha sempre um dentista por perto, ele vai lhe ajudar a entender melhor e ter menos medo.