Guia dos Dentes

Saiba os efeitos nocivos da escova dental dura em seus dentes

Por Redação Doutíssima 04/10/2013

dura-3

Um ponto muito importante na higiene dental diária é a escolha da escova dental, já conversamos sobre os tipos de escova e agora vamos falar das indicações de cada uma delas. Começaremos pela grande vilã que é a escova dental com cerdas duras. Vamos conversar sobre seus efeitos nos dentes e gengivas e se existem benefícios no seu uso em algum caso.

dura-1

Temos uma norma internacional que classifica as cerdas da escova de acordo com a dureza de suas cerdas: macia (extra macia), média e dura. Precisamos de uma limpeza adequada dos dentes sem causar problemas como: não provocar danos à estrutura dos dentes e massagear a gengiva sem ferir.

dura-5

Quais as vantagens da escova com cerdas duras?

– Se o paciente souber usar, ela auxilia na limpeza de estruturas duras como próteses fixas, próteses removíveis ou próteses sobre implante.

– O importante é que a escova com cerdas duras só pode ser usada por pacientes com boa psicomotricidade e com conhecimento intermediário para avançado da técnica de escovação dentária. Com a força ideal o paciente pode utilizar a escova com cerdas duras perfeitamente.

dura-4

Quais as desvantagens da escova com cerdas duras?

– Por ter as cerdas mais duras, pode provocar danos aos dentes e gengivas mais facilmente.

– As cerdas duras alcançam um número menor de áreas na superfície dos dentes, não conseguindo limpar espaços mais apertados ou entre a gengiva e o dente ou mesmo entre os dentes. Com isso, o paciente que utiliza a escova dental dura teria que utilizar outros produtos para complementar a higiene bucal e ter muita atenção na hora de passar o fio dental, além de utilizar bochechos com mais frequência.

– Essas cerdas podem causar danos à gengiva ao ponto de criar feridas e retrações gengivais significativas.

– Se for colocada muita força, a superfície do dente pode ser danificada com remoção de esmalte dentário.

dura-2

Eu costumo aconselhar às escovas com cerdas médias ou macias para meus pacientes. Na verdade, prefiro as macias ou extra macias. Mas o mais importante é a forma que o paciente utiliza a escova e você só saberá se escova certo ou não se for a um dentista com sua escova e escovar os dentes na frente do dentista para que o mesmo possa verificar como você escova os dentes e poder corrigir erros.