Psicologia

Aprenda a ter uma mudança de olhar sobre diferentes situações, com a psicologia

Por Rafaela Monteiro 04/10/2013

Il vaso di Rubin

 

O que você vê na figura acima? Um vaso? Dois rostos? Olhe de novo. Depois que eu falei você poderá ver algo diferente do que viu na primeira vez… ou não… O fato é que tudo que vemos está influenciado pelo nosso contexto, pelos nossos sentimentos. E toda e qualquer coisa que olhamos recebe um sentido dependendo do ângulo que vemos, dependendo do ponto de vista. Podemos olhar e ver dois rostos, depois olhar e ver um vaso, podemos ver os dois ao mesmo tempo, ou até mesmo podemos não ver nada. Na figura acima, a mudança depende do que é fundo e do que é figura, a cor branca pode ser fundo e o desenho será um, a cor preta pode ser fundo e o desenho será outro. Enfim…Ângulos, ponto de vista, percepção, sentido. Tudo depende do nosso olhar. Da forma que percebemos e enxergamos.

 

vida1

 

Um olhar sobre a vida

Muitas mudanças podem acontecer quando mudamos nosso olhar. Sim, é verdade. A forma que vemos certas coisas pode promover mudanças. Por mais difícil que seja promover essa mudança. Lembro de um filme incrível que conta a história de um pai e um filho no campo de concentração de judeus. Nesse filme, o pai faz todo um discurso positivo junto ao filho em meio aquela situação, promovendo brincadeiras e tentando o tempo todo dar um sentido e um olhar diferente para o filho diante de tamanha dor. O pai buscava o tempo todo “transformar” aquela situação e promover um mínimo de aventura na vida do filho preso a um lugar de tortura, sofrimento e dor.

 

Assim é nossa vida…

Por mais difícil e angustiante que seja a situação, tudo vai depender do olhar que lançamos sobre a mesma. Podemos olhar e enxergar o que quisermos. Não estou falando que é fácil, sei bem que não é. Estou falando que quando mudamos nossa percepção, podemos mudar a situação pois a enxergamos de forma diferente. E isso muda nossas atitudes. E quando mudamos nossas atitudes a possibilidade de mudar o nosso meio é muito maior. Por mais clichê que isso possa parecer. Nosso olhar, que só depende de nós, pode promover muita coisa, inclusive, mudanças.