Esporte

3 Razões para começar a correr

Por Redação Doutíssima 07/10/2013

course-a-pied-soleil

O que poderia ser mais fácil do que correr? Não há necessidade de equipamentos ou locais específicos para uma boa corrida. Um bom par de tênis apropriados e um parque ou mesmo nas ruas de sua cidade serão o suficiente para o exercício. Para um benefício tanto físico, quanto psicológico, a corrida é o exercício mais comum, prático e o mais recomendado pelos médicos. Conheça agora 3 razões para começar a correr.

 

1) Um treino cardiovascular eficaz

Correr é a forma mais eficiente para melhorar a saúde cardiovascular e queimar gordura corporal em tempo recorde. Se você vai a um ritmo de 9 km / h durante uma hora, você pode queimar cerca de 700 calorias. É quase um décimo kg de gordura corporal para um treino.

 

2) Correr não custa nada

Você não tem que se inscrever em uma academia ou comprar equipamentos sofisticados. O único equipamento que você precisa é de um bom par de tênis, meias, shorts e uma camiseta confortável. Você pode correr em um parque, na rua ou, melhor ainda, em casa. Basta colocar o par de tênis favorito e ir fazer pequenas corridas sobindo a escada do seu prédio ou fazer uma corrida em pequenos passos.

 

3) Correr elimina o estresse

A corrida é você. Correr depende de você e nada além de você, do terreno, da sua respiração e do som de seus pés. Após cerca de 20 minutos de corrida contínua, a pressão da vida cotidiana dá lugar a uma perspectiva mais clara. A corrida também libera endorfinas, os neurotransmissores naturais que proporcionam uma sensação de bem-estar para o seu corpo, além de reduzir a dor e melhorar o seu humor. É daí que vem a expressão “obter um segundo fôlego”.

 

Como posso saber se estou correndo corretamente?

Para correr corretamente, solte os braços, os dedos, os ombros, a tensão do rosto e das mandíbulas e, em seguida, começe a correr para que esse processo de relaxamento não te faça sair muito do seu centro de gravidade. Não tente manter a sua estabilidade, o que gastaria muita energia para seguir em frente. A corrida deve ser uma seqüência de movimentos. Sua respiração deve ser rítmica e profunda. É o seu diafragma que deve fazer o trabalho e não o peito. Finalmente, coloque-se na frente de um espelho na esteira da academia para verificar a simetria do seu corpo e seu ritmo. Se houver desequilíbrio músculo-esquelético (por exemplo, um braço dobrado), você vai saber imediatamente o que precisar ser corrigido.

Ainda não leu?

4 Exercícios para engrossar pernas e coxas

Saiba como Fernanda Souza faz para manter a barriga sequinha e definida

Caminhar reduz risco de câncer de mama

Pilates Aéreo – A sensação do momento

Você conhece os aplicativos de dieta para celular?