Saúde Mental

Psicóloga fala sobre 4 coisas que nunca devemos fazer numa dinâmica de grupo de seleção de emprego

Por Rafaela Monteiro 07/10/2013

dinamica-grupo03

 

A dinâmica de grupo é uma das etapas de um processo seletivo. Normalmente quando se chega a ela já ocorreram outras etapas. Mas isso não é regra. O fato é que é um momento de seleção (avaliação) em grupo onde o analista de recursos humanos, responsável pela seleção, irá avaliar o perfil dos candidatos a partir de seu comportamento no e em grupo. Por isso é importante prestar atenção a algumas pequenas, mas super importantes, dicas. Das quais muita gente não se atenta e chega na hora da dinâmica se atrapalha.

 

Seguimos com as dicas do que você NUNCA deve fazer:

 

1 – Não interrompa outro candidato quando ele estiver falando

Isso é terrível. Fale na sua vez de falar. Lembre-se que você está sendo avaliado e interromper os outros não é nada legal. Quando o outro estiver falando apenas escute, sua parte nessa hora é ouvir.

 

2 – Não fale mal da antiga empresa 

Por pior que tenha sido a última ou a penúltima, ou qualquer outra empresa que você tenha trabalhado, não fale mal de nenhuma delas no meio do grupo. Nesse momento você deve mostrar que sabe trabalhar em equipe e participar do grupo. Não é hora de expressar suas mágoas e os prejuízos que a empresa anterior possa ter te causado. Foque na dinâmica proposta pelo avaliador e responda as perguntas que lhe forem solicitadas.

 

3 – Não deixe de se envolver ou participar do grupo

Nunca deixe de se envolve ou participar das propostas feitas ao grupo. No momento de grupo o grupo é onde você deve estar. E as atividades propostas junto a ele é o que você deve fazer. Participe. Se emprenhe. Mostre interesse. Não seja individualista nessa hora.

 

4 – Não fale mais do que o necessário

Não fale além da conta! Não seja prolixo. Pense que existem outras pessoas que também irão falar e seja objetivo. Porém, ser objetivo é diferente de ser monossilábico. Procure falar bem e o necessário, não se estendo além de certos limites.

 

 

 

As vezes não é fácil saber o limite de falar, de agir ou de se expressar dentro de uma dinâmica de grupo de seleção de emprego. Normalmente o nervosismo toma conta e podemos perder a noção. Mas devemos ficar atentos a nossa postura e a nossas palavras, procurando participar do grupo e atender ao que nos for solicitado. Receita de bolo não existe, nem segredinhos. Mas creio que seguir essas dicas pode ajudar, e muito,  na hora da avaliação na dinâmica de grupo.