Guia dos Dentes

Clínicas odontológicas de ensino: atendimento acessível à população

Por Redação Doutíssima 07/10/2013

clin-4

Esse é um assunto muito controverso e possui seus simpatizantes e seus críticos. É de interesse da população, ter conhecimento de que esse tratamento existe e, na minha opinião, pode ajudar muita gente. Vamos conhecer melhor o atendimento a pacientes nas clínicas odontológicas de ensino.

Dentro das universidades ou faculdades ou mesmo instituições  de ensino e formação da odontologia, existem as clínicas odontológicas. A clínica odontológica é o momento em que o estudante que está fazendo a graduação em odontologia vai aplicar seu conhecimento teórico, na prática. Para que isso ocorra, é feito uma triagem de pacientes de acordo com sua necessidade e da necessidade das clínicas.

clin-5

Quais são os pontos positivos desse atendimento?

– O tratamento é gratuito ou o paciente só paga uma pequena taxa referente ao material usado.

– Mesmo sendo um aluno que realiza o procedimento, ele está cercado de professores capacitados.

– São usados produtos um pouco mais baratos, mas de qualidade e todos os princípios de proteção e ética são seguidos ao máximo possível.

clin-1

Quais os pontos negativos do atendimento nas clínicas odontológicas de ensino?

– É claro que por se tratar de alunos em formação, a casuística de cada pessoa ainda não é vasta e em alguns casos é a primeira vez a realizar um procedimento e com isso é real a chance de pequenos erros que podem causar consequências variadas.

– O tratamento é um pouco mais exposto e demonstrado para várias pessoas. O paciente não pode ter muita vergonha de mostrar sua boca.

– Por se tratar de procedimentos de qualidade e gratuitos, a procura é muito grande e isso gera filas de espera bem grandes e poucas vagas. É preciso ter bastante paciência para conseguir o tratamento.

– O paciente não tem muita autonomia sobre o tratamento. Isso é planejado entre a equipe que está responsável pelo mesmo.

clin-3

É variado o perfil de cada uma das clínicas. As clínicas odontológicas de ensino das universidades federais, por se tratar de instituições públicas, são financiadas pela sociedade, através dos pagamentos de impostos e prestam um serviço gratuito que na verdade já foi pago previamente pelos cidadãos. No caso de instituições particulares, normalmente o paciente tem que ajudar com algum valor para cobrir gastos básicos que não podem ser somente cobertos pelas mensalidades dos alunos.

Acredito bastante no tratamento a pacientes nas clínicas odontológicas de ensino, como sendo muito importante tanto para os alunos em formação como para os pacientes que não possuem condição de pagar pelo tratamento em clínicas particulares. Procure na sua cidade, tenha um pouco de paciência e colabore com seu bolso, sua saúde bucal e a formação de novos dentistas.