Guia dos Dentes

Saiba mais sobre a clínica odontológica popular no Brasil e no mundo. Acesso barato ao dentista

Por Redação Doutíssima 07/10/2013

pop-4

A definição de clínica odontológica popular gira em torno de preços extremamente baixos, tratamentos mais rápidos e manutenção da qualidade do tratamento. Entendo que é muito difícil vermos essas características juntas e é isso que gera uma desconfiança dos possíveis pacientes dessas clínicas. Mas precisamos constatar que é um fato e as clínicas populares são a realidade dos dias atuais.

São vários os motivos que fizeram com que essas clínicas populares surgissem. Infelizmente, a saúde se mistura com comércio cada vez mais e os profissionais tiveram que se adequar a essa nova realidade ou fechar suas portas. Mais do que isso, muitos profissionais viram nas clínicas populares a possibilidade de sucesso tanto profissional quanto financeiro.

pop-5

Alguns preconizam e lutam pela odontologia com hora marcada, com preços tabelados, várias atendentes, materiais de primeira qualidade e serviços realizados com bastante tempo e tranquilidade. Dessa forma seria mais fácil de manter os níveis necessários para a realização de um tratamento mais seguro. Esses dentistas buscam preços mais altos em troca de um serviço personalizado e com total segurança.

Outra parcela de profissionais põe em prática o seu lado empresário e visualiza clínicas populares como uma empresa. Podendo trabalhar com especialidades ou não, eles buscam uma grande quantidade de pacientes, uma maior quantidade de dentistas trabalhando em conjunto, materiais e produtos mais simples mas respeitando as necessidades de saúde e acima de tudo, um tratamento mais rápido, sem hora marcada, com preços bem mais baixos e parcelamentos diversos.

pop-1

Isso já não é mais uma realidade somente do nosso país. Nos Estados Unidos e alguns países da Europa, por exemplo, já está começando a se falar em atendimentos “ low cost”. A diferença principal está na população e no governo que possuem condutas completamente diferentes das nossas e fazem com que as clínicas sejam criteriosamente fiscalizadas e que tenham que se enquadrar nos mais variados critérios de conduta e de saúde.

pop-6

Posso dizer que já trabalhei em clínicas populares, em postos de saúde, pronto-socorro, hospitais de interior e em minha clínica particular. Acredito que todos tem seu espaço e juntos conseguem atender os mais variados níveis e necessidades sociais. A odontologia Brasileira não fica para trás de nenhuma odontologia mundial e cabe ao nosso governo valorizar nossos profissionais e entender que a prevenção é o meio mais barato e menos traumático de alcançarmos a saúde bucal. Fico muito feliz quando vejo atitudes como a do conselho regional de odontologia de Belém do Pará (CRO-PA) que diariamente luta pela melhora no atendimento bem como protege a população de pessoas que exercem a odontologia de forma ilegal, isso acontece também em vários outros conselhos de odontologia em nosso pais.

pop-2

Profissionais de odontologia devem se unir, seguir o que a ética preconiza. Esquecer um pouco essa corrida louca e irracional por pacientes e dinheiro e seguir em busca de um propósito maior. Tem espaço e trabalho para todos, seja em clínicas populares, consultório de médio porte ou clínicas de luxo e para que esse sistema funcione precisamos dos mais básicos dos elementos para um convívio social: a educação, o respeito e a ética.

Vamos todos em busca da saúde bucal, unidos e nos respeitando.