Qualidade de vida

Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje

Por Rafaela Monteiro 07/10/2013

 

Pense que você está segurando um copo d’água. Pense também em qual o peso deste copo de água. As respostas podem variar entre 100 e 350 gramas. Porém o peso absoluto não importa. Depende de quanto tempo você o segura. Se você segurar por um minuto, não tem problema. Se o segurar durante uma hora, possivelmente ficará com dor no braço. Se segurar por um dia seu braço ficará amortecido e talvez paralisado.

Em todos os casos o peso do copo não mudou, mas quanto mais tempo você o segurava, mais pesado ele ficava. Assim percebemos quando se trata do estresse que acomete nossa vida na atualidade. O estresse e as preocupações da vida são como aquele copo d’água. Eu penso sobre eles por um tempo e nada acontece. Eu penso sobre eles um pouco mais de tempo e eles começam a machucar. E se eu penso sobre eles durante o dia todo me sinto paralisada, incapaz de fazer qualquer coisa e eles ficam insuportáveis.

 

 

Afinal, o que é estresse?

O termo estresse foi tomado emprestado da física, onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais. Pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos estressores.  Estes estímulos permitem que o indivíduo supere determinadas exigências do meio ambiente e supere também o desgaste físico e mental causado por esse processo.

O estresse é uma reação do organismo necessária e precisa em alguns momentos. E até mesmo saudável até certo ponto. Ele avisa que algo está ocorrendo, coloca o corpo em estado de alerta e o prepara para reagir a situações específicas, que demandam tal reação. Porém, quando isso se dá constantemente não há como ter saúde. Há excesso. Acionar repetidamente nosso organismo liberando as substâncias relacionadas ao estresse, pode fazer com que ocorra um desequilíbrio e, com ele, certas consequências que não são muito legais.

 

As vezes é preciso largar o copo

 Difícil missão é encontrar, na sociedade que vivemos hoje, o equilíbrio necessário para nosso corpo e mente diante de tantos estímulos causadores de estresse. A questão é, como no exemplo citado acima, tentar largar o copo quando preciso. Ou segurá-lo somente durante o tempo necessário. E assim não sobrecarregar nosso corpo, poupando nosso organismo do excesso de reações que todo esse processo pode provocar.