Cabelos

Especialistas desvendam os tipos de tintura. Aprenda!

Por Redação Doutíssima 08/10/2013

Você é dessas mulheres que gosta de mudar a cor dos cabelos frequentemente? Veja o que os especialistas da tintura falam sobre o ombré, o sun kissed, as luzes, a balayage, entre outros. Conheça os vários tipos de tintura e conheça as diferenças entre elas.

 

Ombré

ombré

O ombré caiu no gosto popular há pelo menos dois anos. A técnica de graduação da raiz escura para a ponta mais clara é a mais versátil de todas, pois cada um poderá fazer sua própria interpretação da tendência. Seja o dip-dye, o clássico, o illusion ombré, o ombré nature… Cada nome se refere à uma variação de tom, do mais claro ao mais natural. O diferencial do ombré é que ele não deixa linhas de demarcação sobre o cabelo.

 

Mechas californianas

mechas-californianas

As mechas californianas são mechas bem claras nas pontas do cabelo. O efeito costuma ser bem evidente e, inevitavelmente, bem agressivo, portanto especialistas recomendam hidratações semanais às adeptas das mechas californianas, além de evitar ou ao menos dosar o calor excessivo da chapinha e do babyliss na região descolorida.

Não é recomendado fazer o procedimento em casa, pois o efeito não será o mesmo. Um colorista sabe o que fazer para não deixar o cabelo marcado e proteger ao máximo os fios. Portanto, não arrisque!

 

Sun kissed

cabelo-tintura-tipos-mecha-sun-kiss-lily-aldrigde

Essa técnica garante o efeito de queimado de sol, como se você vivesse na praia! O procedimento consiste em fazer um leve degradé, mais claro nas pontas, mas o resultado é bem mais natural do que as mechas californianas. A hidratação também deve ser feita frequentemente para evitar o ressecamento das pontas.

 

Balayage

blonds-jolies-jolies-cendre-balayage-platine-img

Do francês, mechas. A balayage consiste em imitar uma técnica francesa dos anos 1950, com mechas grossas, feitas com pente e sem papel alumínio. Ela não está mais tão em alta e pode até ser chamada de brega atualmente, mas especialistas acreditam que essa tendência vai voltar em breve.

 

Luzes

cabelo-tintura-tipos-mecha-luzes-sarah-jessica-parker

As mechas finas em tons de mel e caramelo são feitas em todo o comprimento do cabelo. A técnica utiliza papel alumínio e o resultado é bem natural. Foram elas que deram origem ao ombré light, que ilumina o cabelo de forma discreta e deixa o visual bem chique.

 

Reflexos

cabelo-tintura-tipos-mecha-reflexos-rosie-huntington-whiteley

Os reflexos conferem um efeito super blonde, pois são feitos em tons dourados e platinados por todo o cabelo. Ele tende a ficar menos natural do que as luzes, mas é o ideal para quem deseja o efeito chamativo da coloração. O procedimento é muito agressivo, portanto hidratações frequentes e poderosas são essenciais.

 

Mechas invertidas

aniston_sombras_mechas_invertidas_

Se você era super blonde, mas enjoou do visual, as mechas invertidas são uma boa alternativa para escurecer os cabelos de maneira natural. Consiste em fazer luzes com tons mais escuros.