Motivação

3 Exercícios divertidos para exercitar o cérebro

Por Redação Doutíssima 09/10/2013

exercitar o cérebroQuem acha que o cérebro não precisa de exercícios está enganado. Para manter um bons desempenho cerebral, precisamos treiná-lo, especialmente na terceira idade, quando o cérebro tem mais propensão para começar a falhar. Nos dias, atuais o estresse faz parte da vida de todo mundo. A fadiga e o cansaço físico e mental nos impede de obter os resultados necessários ou desejáveis no trabalho e nos estudos. Exercícios para o cérebro não podem ser confundidos com estudos. O cérebro deve ser motivado com atividades relaxantes e complexas ao mesmo tempo. Então vamos exercitar o cérebro?

 

Veja essas três divertidas atividades que selecionamos para você exercitar o cérebro, ativar sua atenção, concentração, raciocínio e memória.

 

1. Leitura:

Só pssaoes epsertas cnsoeugem ler itso.
Eu não cnogseui acreidatr que relmanet pidoa etndeer o que etvsaa lndeno. O pdoer fnemoeanl da mntee huamna! De aorcdo com uma psqueisa da Unvireisadde de Cambrigde, não ipmrota a odrem em que as lteras em uma plavara etsão, a úcina cisoa ipmotratne é que a piremira e a útimla ltreas etseajm no lguar ctreo. O rseto pdoe etasr uma ttaol bnauguça e vcoê adnia pdoreá ler sem perolbmea. Itso pruqoe a mtene haunma não lê cdaa lreta idnvidailuemtne, mas a pvrlaaa cmoo um tdoo. Ipessrinaonte hien? É e eu smrepe pnenesi que slortaerr era ipmorantte! Se vcoê pdoe ler itso pssae aidntae !

 

2. Enigma

Minhas segunda e terceira nos dão o que respirar.

Minhas segunda, quarta e quinta, o que no basquete acertar.

Sem minhas terceira e quarta, sou uma inverdade inculta.

Sem minha quarta meu preço é alto e até gera culpa.

Sem minhas quarta e quinta, sou ainda eu mesmo, em inglês.

Inteiro transporto cinco, mas  guio só um por vez.

(Resposta no final do artigo)

 

3. Imagem

O que você lê nessa imagem?

exercitar o cérebro

(Em preto você pode ler a palavra GOOD, em branco a palavra EVIL. Dentro de cada letra preta tem uma letra branca).

 

Algumas atividades e passatempos também fazem bem ao cérebro. Elas são recomendados por neurologistas para manter o cérebro sempre ativo e evitar as panes, os famosos momentos onde “dá um branco”. Para manter o raciocínio lógico e cognitivo em ordem, você pode fazer caça palavras, sudoku (o jogos de números) e palavras cruzadas. Essas atividades são clássicas e fáceis de serem achadas para venda nas bancas de jornal.

Fazer exercícios físicos também trás benefícios para o seu cérebro. Segundo comprovado em estudos científicos, uma rotina de exercícios associada a uma alimentação saudável estimulam e mantém a saúde do corpo, mas também fortalecem a capacidade mental, ajudando a pessoa a se desenvolver melhor.

Então tá combinado, adicione atividades para o seu cérebro e atividades físicas na sua rotina diária e volte para nos contar os resultados!

 

 

(Reposta do enigma: carro – ar; aro; caô; caro; car)

 

Saiba mais:

Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral

7 Passos para potencializar a memória

Ouvir música durante o sono pode melhorar a memória

6 Bons alimentos para o seu cérebro

Malhando os neurônios: exercícios para o cérebro podem ajudá-lo a raciocinar mais rápido

Função do cérebro podem diminuir com doenças cardíacas

Palavras cruzadas: Ótimo estímulo para cérebro idoso