Guia dos Dentes

Conheça melhor a pasta dental dessensibilizante

Por Redação Doutíssima 09/10/2013

Talvez você não saiba, mas a pasta dental pode ajudar a aliviar alguns problemas bucais. Se só de pensar em um copo de água gelada ou em um sorvete, você treme, provavelmente a sensibilidade dentária está lhe afetando. Essa condição, que ocasiona dor e incômodo, é causada pelo desgaste da superfície do dente. É aí que a pasta de dente pode ser a solução.

 

É importante ressaltar que a sensibilidade ou hipersensibilidade dentária tem sua origem nos nervos dos dentes. O incômodo ocorre em decorrência de uma agressão à polpa do dente, ou seja, a parte que é composta por vasos sanguíneos, nervos, vasos linfáticos, células e fibras.

pasta dental

Pasta com substâncias dessensibilizantes pode aliviar dor e incômodo dos dentes. Foto: iStock, Getty Images

O desgaste do esmalte dentário faz com que a polpa fique mais exposta, o que resulta em dor quando o dente entra em contato com alimentos quentes, frios, ácidos ou doces, na maioria dos casos. Para aliviar o problema, a visita ao dentista e o auxílio de uma pasta dental são as melhores alternativas.

Pasta dental dessensibilizante: importância

Os problemas de saúde bucal causam extremo incômodo e podem afetar a qualidade de vida das pessoas. Por isso, é importante manter a higiene dos dentes sempre em dia, tomando alguns cuidados.

Se o seu problema for a sensibilidade dentária, é importante averiguar qual é a causa exata do problema. Nos casos que não incluem cáries ou gengivites mais graves, é possível tratar a condição em casa, com o auxílio de uma pasta dental dessensibilizante.

A eficácia da pasta dental para aliviar a sensibilidade já foi tema de estudo. A Revista Odonto, da Faculdade Metodista de São Paulo, produziu um artigo tomando como caso de estudo as pastas dessensibilizantes Colgate Sensitive Pró-Alívio e Desensibilize Nano P. A eficácia de ambas para aliviar a sensibilidade foi comprovada.

O que ocorre é que a pasta dental contém substâncias dessensibilizantes, como cloreto de estrôncio, nitrato de potássio e fluoreto estanoso. Esses agentes são capazes de vedar minúsculos túbulos, protegendo o dente e diminuindo o incômodo. Há diferentes sabores e marcas disponíveis e que apresentam tais benefícios.

Pasta dental e saúde bucal

Melhor do que ter que remediar a sensibilidade dentária, é aprender a preveni-la. Comumente, o que ocasiona o desgaste da polpa do dente e, consequentemente, a dor proporcionada pela sensibilidade são fatores ligados à higiene bucal.

Apesar da questão genética também estar associada ao problema, na maioria dos casos, a sensibilidade é resultado de hábitos externos, como a má alimentação e a aplicação de muita força contra os dentes na hora da escovação.

Para evitar a sensibilidade, é recomendado manter a higiene bucal. Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, com uma escova macia e através de movimentos leves, usar fio dental para remover a placa bacteriana e optar por uma alimentação nutritiva são hábitos que ajudam a prevenir a dor.

A melhor maneira de descobrir a causa da sensibilidade dentária é deixar o dentista examinar seus dentes. O especialista poderá observar os sinais de exposição na polpa dos dentes, determinando qual é a causa da condição e indicando o tratamento eficaz e adequado. Assim, conviver com dor não será mais parte da sua realidade.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!