Guia dos Dentes

Resposta do mito ou verdade: escova 3D

Por Redação Doutíssima 09/10/2013

blizzi-2

 

Semana passada perguntei para nossos leitores o que achavam dessa nova notícia:

O que vem aparecendo em alguns sites na internet é uma escova dental do futuro que já existe no presente. Uma escova com características únicas e surpreendentes que limparia o dente de forma individualizada e profunda com uma tecnologia já utilizada na odontologia mas de vanguarda no que diz respeito a implantação na higiene dental. Vamos falar sobre a escova dental 3D e saber se isso realmente é mais um mito ou verdade.

A escova dental da forma que conhecemos já existe há muitos anos e vem sendo melhorada com o passar do tempo até chegar no formato de escova que todos nós usamos. Temos desde as escovas mais simples até as elétricas ou sistemas como o waterpik. O que vem se falando atualmente é sobre uma escova chamada de escova dental 3D.

blizzi-1

 

O que seria essa escova dental 3D?

De acordo com os artigos recentes que falam dessa escova, seria uma escova chamada de Blizzident, ela teria uma estética semelhante a de um aparelho dental removível ou de uma placa miorrelaxante e promete fazer a limpeza dos dentes em poucos segundos.

O processo começaria com um escaneamento tridimensional da sua boca que iria gerar uma boca idêntica virtualmente. Esse processo finalizaria com a impressão de uma escova individualizada para o seu caso e com o formato de seus dentes e com isso teria maior eficiência na hora da higiene dental.

Ela teria uma durabilidade de 1 ano e seria 100% reciclável. Tudo isso com um custo em torno de 300 dólares.

blizzi-4

Deixei que vocês pensassem se é um mito ou verdade o fim de semana inteiro e hoje vamos responder algumas dúvidas:

– Realmente a escova é verdadeira e já existe no mercado mundial. O processo começa com uma consulta ao dentista que molda a arcada do paciente e envia para a empresa responsável pela confecção da escova.

– O paciente recebe a escova dental em torno de 10 semanas e vai poder utilizar a sua escova por um ano em média. Após esse ano, o paciente pode mandar fazer uma nova escova ou comprar só as cerdas novas na mesma empresa.

– Acredito que é um utensílio caro demais para a realidade do nosso país mas admito que gostaria de testar para ver sua aplicabilidade, conforto e eficácia.

Se você tem amigos nos Estados Unidos pode mandar sua moldagem ou deixar no próximo passeio por lá. Eu prefiro continuar com a minha boa e velha escova dental que juntamente com uma boa técnica de escovação pode fazer milagres.