Saúde Mental

Tudo o que você queria saber sobre atendimento psicológico

Por Rafaela Monteiro 10/10/2013

psicoterapia

Frequentemente ouço muitas pessoas dizendo que precisam de tratamento psicoterápico ou que gostariam de fazer terapia, seja por questões emocionais ou para auto conhecimento ou qualquer outra questão.

É frequente também a reclamação sobre o alto custo das terapias e a dificuldade de acesso que pode existir, sendo algo elitizado e não sendo acessível a maioria da população.

Porém, em alguns casos o tratamento psicoterápico é fundamental e indispensável. E o que pode ser feito é buscar alternativas acessíveis, que sejam seguras e éticas, para poder dar incio ao tratamento.

Várias clínicas e institutos de formação (pós graduação) de psicólogos  especialistas oferecem atendimento clínico de confiança, através de seus formandos, que são devidamente preparados e supervisionados especialmente para a carreira clínica. Estas instituições geralmente oferecem atendimento social com um preço um pouco menor. As faculdades de psicologias também oferecem esse serviços, porém com os profissionais ainda na graduação.

Normalmente, os institutos de formação oferecem serviço de atendimento psicológico acessível a população com menor renda, e algumas clínicas de psicoterapias também oferecem através de um atendimento social, ou alguma proposta do tipo. O intuito é que a terapia possa ser acessível a todos. E que todos possam receber o seu devido tratamento, dentro de seu orçamento.

 

psicoterapia-adulto

 

O que está em questão

A grande questão é que muitas pessoas não querem investir dinheiro em terapia. Não acham importante, não valorizam. Muitas vezes a questão não é financeira, é uma questão de prioridades. Dentro dessa cultura consumista que vivemos, onde o valor está em objetos compráveis, gastamos rios de dinheiro com uma bolsa, um vestido ou um sapato, mas quando falamos de terapia achamos muito caro. Ter um sapato bonito pode ser mais importante do que cuidar da nossa vida emocional. Acredito que, muita das vezes, é esse valor mesmo que é passado. Sendo nossas emoções e sentimentos deixados de lado como menos ou não importantes.

 

Visão holística

Nossa vida emocional é importante e não deve ser desvalorizada. Na visão holística do ser humano somos uma pessoa só, um todo, algo completo. Não há dicotomias, somos únicos e não divididos em corpo, mente,  ou qualquer outra coisa. Funcionamos de forma única e quando algo não é cuidado ou não está bem, reflete em todo o resto. Assim, é importante cuidar da saúde como um todo, seja emocional ou física. Tudo está interligado e se comunicando o tempo todo. E tudo deve ser muito bem cuidado.