Medicamentos

Mito ou verdade: Sprite acaba com a ressaca

Por Redação Doutíssima 10/10/2013

sprite_620x350

Segundo um novo estudo chinês, a Sprite, refrigerante feito de limão e lima, é um excelente remédio contra a ressaca e os seus sintomas que vêm depois de uma noite geralmente muito alegre e de muitos exageros.

Náusea, dor de cabeça, tontura. O dia seguinte das festas são muitas vezes difíceis, quando a noite foi bem regada a todo e qualquer tipo de bebida alcoólica. E para piorar a situação, os sintomas da famosa “ressaca” muitas vezes levam muitas horas para se dissipar. Felizmente, existem alguns remédios que aceleram o processo. Beber muita água, fazer exercício, comer proteína, cada um tem o seu truque ou sua receita de vovó. Mas os pesquisadores chineses acreditam ter encontrado um remédio mais eficaz: Sprite. Ficou confirmado que a Sprite acaba com a ressaca. Descubra por quê!

Para chegar a essa descoberta, os cientistas da Universidade de Guangzhou estudaram mais detalhadamente os sintomas de uma ressaca e o que poderia causá-la. Como outros estudos anteriores havia sugerido, eles também constataram que as náuseas e as dores de cabeça não são causados ​​pelo álcool em si, mas pelo processo que permite que o corpo se livre do etanol que ele contém. Depois de beber, o corpo passa por diversas etapas metabólicas. Em primeiro lugar, o fígado capta etanol e metaboliza em outra molécula chamada acetaldeído graças à enzima álcool desidrogenase (ADH).

Em seguida, em uma outra reação, o acetaldeído é transformado em acetato (ou ácido acético), através de uma outra enzima, o aldeído desidrogenase (ALDH). Finalmente, o acetato é convertido em uma outra molécula que está envolvida em vários outros ciclos celulares. Mas se o acetato é útil para as células, o acetaldeído é muito menos útil. Esta molécula é altamente tóxica para o organismo e pode causar uma série de danos ao nível celular. Ela também causa danos indiretos, inibindo o funcionamento do sistema de determinadas enzimas.

Portanto é esse acetaldeído que é responsável pelos sintomas de uma ressaca. A partir disso, os pesquisadores liderados por Sun Yat-Sen quiseram saber se algumas bebidas poderiam ajudar o corpo a melhor eliminar o álcool. Para fazer isso, eles selecionaram 57 bebidas, incluindo infusões de ervas, chás pretos e diversos tipos de refrigerantes.

Eles fizeram com que indivíduos bebessem esses possíveis antídotos após o consumo de bebidas alcoólicas. Em seguida, eles mediram em cada um os níveis das enzimas ADH e ALDH. Isto permitiu que eles constatassem que cada bebida tem efeitos diferentes sobre a ressaca. Infusões de ervas pareciam retardar o funcionamento das enzimas, o que resultou em maiores concentrações de acetaldeído, prolongando os efeitos de uma ressaca.

Em contraste, a água com gás e o refrigerante Sprite pareceram acelerar o processo de eliminação das enzimas, reduzindo o tempo de exposição do corpo ao acetaldeído e, portanto, os sintomas da ressaca.