Guia dos Dentes

Examine sua boca e descubra se tem cárie

Por Redação Doutíssima 11/10/2013

dias-2

Temos falado bastante sobre a cárie e quanto mais falamos, mais vemos os índices de pessoas acometidas pela cárie, aumentarem de forma preocupante. Precisamos entender que uma boa parte dessa população que sofre com uma quantidade grande de cárie é extremamente pobre e não tem como pagar internet para poder ler nossas conversas. Mas temos que fazer nosso papel e chegar o mais longe que pudermos com o conhecimento necessário para que um dia possamos chegar perto do sonho de reduzir esses índices da cárie para perto de 0% da população.

ca-44

Estamos muito longe da saúde bucal mas sem o básico de conhecimento, as coisas ficam muito mais difíceis. Já abordamos a doença cárie das mais variadas maneiras mas sempre esquecemos de ensinar ao paciente como reconhecer a cárie. Se você não souber como é o rosto do seu inimigo, não saberá que ele está por perto e não poderá se proteger.

c-4

Como muitas pessoas não conseguem prevenir ao ponto de não mais ter cárie, vou ensinar como você pode saber se está ou não com cárie. Poucos pacientes escovam os dentes com a frequência e a qualidade necessárias para poder ter uma boa higiene dental e uma quantidade menor ainda repara na sua boca. Se você parar para pensar, vai perceber que chega na frente do espelho, coloca a pasta dental na escova e começa a escovar os dentes já pensando no que vai fazer depois que acabar de escovar os dentes.

ca-33

É importantíssimo que você olhe toda a sua boca diariamente. Escolha o momento que você está com mais tempo, escove seus dentes e logo depois, verifique os seguintes detalhes:

– Toda a mucosa. Veja se na gengiva não existem feridas, olhe em volta das bochechas, dentro dos lábios e no céu da boca. Esses cuidados devem ser intensificados em casos de pacientes que utilizam próteses dentárias ou aparelhos ortodônticos.

– No que diz respeito aos dentes, uma dica muito boa e que sempre falo aos meus pacientes é: verificar as alterações de cor; todos os seus dentes tem uma cor parecida e isso tem que ser mantido, cores mais para o amarelado forte ou castanho chegando ao preto não são normais e devem ser levadas ao conhecimento de um dentista.

– Olhe sua língua e veja se não existe uma camada muito esbranquiçada ou acastanhada em cima dela ou mesmo feridas. Pode não ser nada ou algo grave e só quem vai poder lhe dizer é o dentista.

ca-1

A cárie é normalmente identificada como ponto ou pontos pretos na superfície do dente. Fique de olho que ela tem vários estágios e diferentes momentos; nem sempre a cárie é preta e se você perceber uma manchinha acastanhada ou esbranquiçada que está alterando a forma ou a intensidade, vá ao dentista e tenha a certeza que quanto mais inicial a cárie, mais rápido, fácil e barato é o tratamento.