Guia dos Dentes

Veja causas e tratamento para gengiva sangrando

Por Redação Doutíssima 11/10/2013

Você morde uma maçã e vê sangue nela? Fique atento: gengiva sangrando é sinal de que algo está errado e pode não ser apenas com a saúde da sua boca. Saiba que sangue saindo das gengivas pode ser sinal até de leucemia.

 

Apesar disso, a causa mais comum de sangramento é a gengivite, que é a inflamação desse tecido. Ao sinal de dor ou de manchas mais avermelhadas na gengiva, busque o auxílio de um dentista. A saúde da sua boca diz muito sobre você.

gengiva sangrando

Manter uma boa higiene bucal pode ajudar na prevenção de inflamações na gengiva. Foto: iStock, Getty Images

Causas para gengiva sangrando

Como já comentado, a gengivite é a principal causa para gengiva sangrando. O problema é provocada pelo excesso de placa na linha das gengivas e pela remoção inadequada dessas bactérias. Quando não removidas, podem evoluir e causar tártaro, o que provoca a piora do problema bucal conhecido como periodontite.

 

Mas outros fatores também podem ocasionar o sangramento na gengiva. Entre eles, escovação muito forte, dentaduras desajustadas, uso errado do fio dental, infecções nos dentes, desordem hemorrágica e alterações hormonais, especialmente na gestação.

 

Não se pode subestimar o problema. As inflamações na gengiva, além de incomodarem, podem ser um agravante para outras doenças, como o câncer. Um estudo publicado em 2008 pelo Journal The Lancet Oncology constatou que pessoas com histórico de inflamação na gengiva tinham 14% a mais de chance de desenvolver câncer do que pessoas que não tinham.

 

Tratamento para gengiva sangrando

A melhor maneira de tratar uma gengiva sangrando é com o auxilio de um dentista. Esse profissional poderá identificar a origem do sangramento e direcionar a terapia mais indicada para cada caso.

 

Se a origem da sangramento for a gengivite, o uso correto da escova de dentes e do fio dental pode ajudar na regressão da doença e do sangramento. Em casos de periodontite, o tratamento é feito a partir da eliminação do tártaro, placa endurecida que fica entre os dentes, e do controle da infecção.

 

A cirurgia periodontal só é indicada para casos em que todas as medidas terapêuticas e corretivas não foram eficientes.

 

Receitas caseiras para as inflamações

Algumas receitas caseiras também podem ajudar em caso de gengiva sangrando. Mas lembre-se que nenhuma delas substitui a orientação de um especialista.

 

O vinagre de maçã, por exemplo, tem poder de eliminar a placa bacteriana, aliviar o mau hálito e ainda impede a formação de tártaro.

 

Em um copo, coloque metade água e a outra metade do vinagre. Faça bochechos todos os dias de manhã. Se achar que o vinagre de maçã é azedo, mastigue cravo da índia ou esfregue a especiaria, com delicadeza, na gengiva.

 

O cravo tem eugenol, uma substância que combate o sangramento, a vermelhidão da gengiva e ainda reduz o inchaço no local.

 

Como evitar o problema em 6 passos

Evitar a gengivite, o tártaro e a periodontite é a melhor maneira de prevenir a gengiva sangrando. Para isso, uma boa higiene bucal é fundamental.

 

Lembre-se: problemas na boca surgem a médio e longo prazos, por isso, não descuide da escovação. Se há duvidas quanto ao manuseio correto da escova de dentes, peça auxílio ao seu dentista. Veja a seguir seis dicas úteis para cuidar melhor da saúde bucal.

 

1. Escovação

 

Escove corretamente os dentes, pelo menos, três vezes ao dia.

 

2. Fio dental

 

Passe fio dental para remover restos de alimentos.

 

3. Tártaro

 

Controle o aparecimento de tártaro.

 

4. Coma bem

 

Mantenha uma alimentação correta.

 

5. Vício

 

Evite o fumo e álcool.

 

6. Dentista

 

Ao menos uma vez ao ano, vá ao dentista.

 

Então, pronto para cuidar melhor da sua saúde bucal? Coloque essas dicas em práticas e evite a gengiva sangrando.