Saúde Mental

Como lidar com erros

Por Rafaela Monteiro 11/10/2013

ABRAO1~1

 

Errar é humano. Crescemos ouvindo essa frase. Crescemos sabendo que o erro é completamente pertinente ao estado humano. Porém, isso não significa que, por saber dessa verdade, teremos alguma facilidade ao lidar com erros.  Pelo contrário, vivemos em uma sociedade extremamente punitiva. Onde pagar pelo que se fez significa ser punido,  e muitas vezes em dobro. Nem sempre sabemos agir de outra forma. Bateu, levou. Toma lá, da cá. E assim vamos que vamos. Isso permeia nossas relações de tal forma que nem percebemos, e de vingança em vingança, vamos construindo nosso mundo, nossos afetos.

 

Outras formas de existir

“Há uma tribo africana que tem um costume muito bonito e diferente. Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, onde toda a tribo o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer a pessoa todas as coisas boas que ele já fez na vida.
Essa tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom, que cada um de nós deseja segurança, amor, paz, felicidade. Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros. A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro.  Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente:”Eu sou bom”.

Interessante essa narrativa, pois nos mostra que existem outras formas de lidar com os erros. Já dizia Félix Guattari que existem várias formas de ser e existir. Assim, podemos pensar em como agimos conosco e com nosso próximo diante dos erros que, na nossa qualidade humana, nos são pertinentes. Errar é humano, a forma com que vamos lidar com os erros é o que vai fazer a diferença.

Dentro dessa ideia de muitas possibilidades de viver, muitas diferentes das que estamos acostumados, podemos pensar até onde vale e pena punir, vingar, pagar na mesma moeda.

abraco3

 

O perdão

O perdão é algo que pode ser mencionado quando falamos sobre erros. Vários cientistas estudam o poder que este sentimento pode ter no âmbito de curar doenças ou evitá-las, e acrescento, no âmbito das relações interpessoais. Acredito que muitas das vezes é esse sentimento a saída para lidar com os erros que nos atravessam ao longo da vida. E trazendo para o debate o significado dessa simples palavrinha, podemos dizer que “conceder perdão, renunciar a punir, absolver é uma boa pedida nos muitos momentos que não sabemos como lidar com erros.