Ainda existem muitos tabus quando o assunto é fazer terapia. Muitos mitos e não verdades ainda pairam no senso comum. É comum ouvirmos muitas afirmativas equivocadas e preconceituosas, e ainda frases como: “terapia é coisa para maluco” ou “terapia é para pessoas fracas”. Porém, fazer terapia pode ser útil para as pessoas que buscam se sentir mais seguras para lidar com os problemas do cotidiano. E não há nenhum segredo ou mistério nisso.
O psicólogo não tem poderes superiores ou mágicos. Muito menos possui algum tipo de poder de persuasão que lhe permita impor sua vontade as pessoas por ele atendidas. O que ele faz é apenas utilizar seus recursos técnicos para aumentar a capacidade de discriminação do cliente sobre sua vida, suas escolhas, sua subjetividade e sua percepção sobre si mesmo, sobre os outros e o também sobre o mundo.
Como a terapia pode ajudar
A terapia pode ser algo muito benéfico e ajudar as pessoas que estão lidando com questões como a depressão, perdas, conflitos, problemas relacionais em geral, preocupações, ansiedades, transtornos, estresse, dentre outros.
Existem muitas abordagens dentro da psicologia clínica que se propõem a trabalhar as demandas citadas acima. Dentre elas encontramos a psicanálise, as terapias cognitivas e comportamentais, existencialista, gestalt terapia, dentre muitas outras.
A Gestalt Terapia
Quando falamos em Gestalt Terapia, falamos de uma abordagem que não tem uma proposta pronta para as pessoas, não há uma teoria completamente padronizada onde pode-se encaixar todos os seres humanos.
A ideia é cada pessoa tire de sua terapia e da relação terapêutica, algo que possa representar certa qualidade de vida e que proporcione maior consciência de si, dos outros e do mundo ao redor. Contribuindo para ampliar o leque de escolhas e possibilidades em sua vida como um todo. Esse processo pode ser observado e construído na relação terapêutica ao longo do trabalho da terapia.
Como saber se preciso de terapia
Entre mentiras e verdades sobre o tratamento psicoterapêutico e nem sempre conseguimos identificar nossas demandas e direcioná-las para devido atendimento. As vezes entramos no discurso de que não é importante, nem necessário e que não vale a pena ou que não adianta. Porém, terapia sempre ajuda a ampliar nossa consciência de nós mesmo e de tudo que está ao nosso redor, aprimorando nossas relações e ampliando também nosso leque de escolhas e possibilidades.
Se você sente que é necessário, ou recebeu algum encaminhamento para tal, não exite em procurar um bom terapeuta, sua saúde emocional agradece.