Todo mundo está recebendo mensagens sobre o Outubro Rosa. Vê-se pessoas andando com o seu simbolo, a fita rosa presa à roupa. Aproveitando esse momento, resolvi contar um pouco da historia desse movimento e de como ele veio a se tornar o que é.
Sua História
Tudo começou com a promessa de Nancy G Brinker irmã da então paciente com câncer, Susan G. Komen, em 1982, nos Estados Unidos. Ela havia prometido à irmã que faria de tudo ao seu alcance para acabar com o câncer de mama para sempre. Com essa promessa, o movimento Susan G Komen for the Cure foi criado. Dessa única pessoa, nasce um grupo com mais de 100.000 participantes na atualidade, sobreviventes do câncer e ativistas, com um impacto mundial incomparável a qualquer outra organização do tipo.
Em 1997 o Outubro Rosa como conhecemos foi criado. Um mês oficializado como tempo de comemorar e criar ações voltadas para a luta contra o câncer de mama. Além da fita, inúmeras atividades como palestras, corridas, desfiles de moda com sobreviventes de câncer entre outras foram utilizadas como maneira de divulgar o trabalho.
No Brasil, a primeira iniciativa foi em 2002, com a iluminação rosa do obelisco do Ibirapuera. Na sequência, o movimento cresceu gradativamente e hoje é difundido tanto de maneira física, por ONGs, Hospitais especializados e outros, como também pela internet, com destaque a seus meios de comunicação social
O que aprender com esse movimento?
A maior lição que tiro dessa história toda é o poder que uma pessoa, inicialmente sozinha, tem quando realmente deseja fazer uma mudança. De uma promessa feita em um leito de morte, uma organização desse tamanho pode ser criada, e um mês inteiro lembrado como período de memória à essa luta
O objetivo maior do Outubro Rosa é a conscientização ao tratamento e prevenção do câncer de mama por TODOS os meses do ano. A estatística deste câncer é assustadora: 1 em 10 mulheres terá a doença (em média), e ainda assim vejo que a procura das mulheres por mamografia, por exemplo, é muito aquém do ideal.
Fica a lembrança do mês: repassem a mensagem de conscientização, se informem, se cuidem!
Bom outubro!
Dados: Komen e Outubro Rosa
Risco de câncer de mama pode ser prevenido na puberdade
13 Alimentos que ajudam a combater o câncer
Mitos e verdades sobre o câncer de mama
É possível engravidar depois de ter vencido a luta contra o câncer?
Você acha que há vida depois do câncer?
O que um oncologista aprendeu com seus pacientes que tem câncer
Oncologia e morte: como os médicos lidam com as más notícias