Psicologia > Relacionamento

Veja dicas para tirar o ex da sua cabeça e seguir em frente

Por Redação Doutíssima 14/10/2013

Se houvesse uma fórmula mágica para esquecer o ex, com certeza seria sucesso de vendas. O fato é que ela não existe, e para isso é preciso de algum esforço. Não é impossível, mas para algumas pessoas é capaz de levar meses – e até anos  – para superar os sentimentos de uma relação – que pode se tornar um vício, segundo a ciência.

 

O amor é um vício

Por que é tão difícil seguir em frente e esquecer um ex namorado? Segundo estudiosos em comportamento humano, isso se deve ao fato de que o amor é um vício. A natureza viciante desse sentimento está em destaque em uma pesquisa realizada pela Universidade de Rutgers.

ex

Esquecer um amor pode ser difícil, mas existem formas de seguir em frente. Foto: iStock, Getty Images

Os pesquisadores usaram tecnologia de imagens do cérebro para analisar um grupo de voluntários, que foram expostos a fotos de seus antigos parceiros românticos. Eles descobriram que as áreas do cérebro que se iluminavam eram as mesmas que correspondem à dependência de drogas.

 

Isso faz sentido, já que alguns dos sintomas que ocorrem após o término, muitas vezes, são semelhantes aos da abstinência de algumas drogas. Quem nunca sentiu insônia, perda do sentido de tempo e teve foco absoluto no amor? Por isso, se você quiser tirar o ex da cabeça, é preciso tratar a questão como um vício e partir em busca da cura.

 

Dicas para esquecer o ex-namorado

Agora que você entendeu o motivo de ser tão difícil esquecer quem se ama, é preciso compreender que é possível mudar a atitude e tentar seguir em frente. Veja algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

 

1. Não tente ser sua amiga (pelo menos no início)

ex

Por mais que pareça difícil, é preciso ficar longe após o término do relacionamento. Foto: Shutterstock

Por mais tentador que seja, se você sente amor pelo seu ex e ele não retribui os sentimentos nessa intensidade, é melhor ficar longe. É como uma reabilitação emocional. Pode parecer impossível no início, mas é essencial para a cura.

 

2. Mantenha-se ocupada

ex

Ocupar-se com atividades prazerosas pode evitar os pensamentos tristes sobre o amado. Foto: Shutterstock

Faça coisas e seja ativa. Quando você tem o que fazer, vai limpar sua mente e então não terá tempo para pensar nele. Tenha um hobby, trabalhe em sua carreira, e saia com velhos amigos.

 

3. Saia de casa

ex

Sair com as amigas é uma forma de não ficar em casa pensando no antigo relacionamento. Foto: Shutterstock

Ficar em casa, assistindo TV e checando o perfil no Facebook do seu ex não vai ajudar. Distraia-se. Saia de casa e vá viver. Mas lembre-se de escolher lugares novos, e não os que lembrem programas que vocês faziam juntos.

 

4. Evite outro vício

ex

Por mais que você ache que o álcool vai aliviar os sentimentos, evite esse vício. Foto: Shutterstock

A pior coisa a fazer é beber álcool para esquecê-lo. Você vai acabar fazendo algo que não quer e no dia seguinte vai se sentir deprimida. Controle-se. Não é preciso disso para superá-lo. Isso é o que as pessoas fracas fazem. Você é fraca? Claro que não.

 

5. Tenha o seu tempo

ex

Antes de ir à procura de um novo amor, dê um tempo para si mesma e para o seu coração. Foto: Shutterstock

Você acabou de terminar com seu namorado e está tentando esquecê-lo encontrando um novo namorado? Acredite, essa é outra má ideia. Dê a si mesma um tempo, vá devagar e deixe seu coração se curar.

 

6. Ame a si mesma

ex

Aprender a se amar e aceitar o fim do relacionamento podem ajudar a seguir em frente. Foto: Shutterstock

Não coloque pr
essão sobre si mesma. O primeiro passo para esquecer alguém que foi especial é a aceitação. O segundo passo é
continuar caminhando. Você tem que seguir em frente e ter uma atitude positiva. Ame a si mesma e o tempo vai trazer um sorriso ao seu rosto.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!