Guia dos Dentes

Perguntas e respostas da semana: Especialista ou clínico?

Por Redação Doutíssima 14/10/2013

OPERATION ENDURING FREEDOM

Essa semana recebi uma pergunta interessante e coloquei na frente de algumas outras devido a necessidade de responder e externar o necessário para esclarecer o assunto. Nesse “perguntas e respostas” de hoje vamos falar sobre a escolha entre ir ao dentista especialista ou ir ao clínico.

esp-5

PERGUNTA DA LEITORA: Tenho um tratamento de canal do dente de trás para fazer e fui em alguns dentistas para ver o preço. Consegui um dentista especialista em endodontia que me cobrou 800,00 reais e um dentista que não é especialista mas trabalha com canal que me cobrou 250,00. O que eu faço doutor? quero fazer um tratamento bem feito mas não estou em situação financeira muito boa.

esp-1

RESPOSTA DO DOUTOR: Essa é uma pergunta super delicada e difícil de responder. Temos vários fatores a avaliar. A primeira coisa é que certas especialidades como a ortodontia, implantodontia, cirurgias avançadas, dentre outras, você é obrigado a fazer com o dentista especialista. É a única forma de ter segurança no tratamento.

Mas tenho que admitir que especialidades como endodontia, prótese, dentística, dentre outras, são especialidades que em alguns casos, você pode tratar com dentistas clínicos que possuem muita prática e trabalham de forma bem especializada com muitos procedimentos.

esp-2

É lógico que o dentista especialista passou alguns anos estudando de forma individualizada somente a área em questão e com isso deveria conhecer melhor e trabalhar melhor com sua especialidade, seja ela qual for.

Para responder sua dúvida posso afirmar que realmente os preços tem uma variedade muito grande não só pela especialidade mas pelo tipo de clínica, materiais utilizados e outros fatores agregados. Eu costumo indicar dentistas especialistas em canal para meus pacientes mas conheço alguns dentistas clínicos que são ” quase endodontistas” maravilhosos. Lembro ainda que o dentista sai da faculdade já com todos os conhecimentos necessários para fazer o canal de qualquer dente (pelo menos deveria ser assim).

esp-4

O dentista clínico é autorizado tanto legalmente quanto de conhecimento prático e teórico a realizar variados procedimentos que estão inclusos em várias especialidades. Temos dentistas clínicos de excelente qualidade.

Eu acredito nos procedimentos especializados e acredito que cada dentista pode exercer sua especialidade e encaminhar os procedimentos que não tem pleno conhecimento para o colega que o faça com mais constância e com isso, tendo mais chance de sucesso no tratamento.

esp-3

Com relação ao seu caso, do nosso perguntas e respostas de hoje, entenda que o tratamento endodôntico bem feito é algo que fica para uma vida toda. Procure o melhor e não o mais barato. Veja se os dentistas tem vários casos bem tratados, converse com o dentista, veja a qualidade dos aparelhos, equipamentos e materiais. É lógico que a especialidade conta mas existem muitos outros fatores que você precisa levar em consideração.