Guia dos Dentes

Prótese bucomaxilofacial: os dentistas milagrosos

Por Redação Doutíssima 14/10/2013

buco-5

O cirurgião dentista especialista em prótese bucomaxilofacial é um profissional pouco conhecido pela população em geral mas que executa uma função extremamente importante na vida de seus pacientes. Esses dentistas fazem grandes reconstruções faciais, recolocando um nariz, um globo ocular ou uma orelha perdia pelo paciente em um acidente ou por outras causas que falaremos aqui. Podemos brincar que eles são o cirurgião plástico facial dos dentistas.

buco-4

A abrangência da prótese bucomaxilofacial na área de Saúde é de extrema importância, e a odontologia desempenha um papel indispensável na sociedade atual para a reabilitação dos pacientes que necessitam desse tipo de Tratamento.

Não dá nem para imaginar o quão difícil é a vida de uma pessoa com alguma deformidade facial. Normalmente tentando se esconder dos outros para não serem julgados ou ridicularizados por uma população que infelizmente ainda não tem a evolução necessária para respeitar e aceitar uma pessoa que por algum motivo não segue os padrões altíssimos de nossa sociedade.

buco-3

Normalmente esses pacientes chegam ao dentista especialista em prótese bucomaxilofacial devido:

– Mutilações faciais por necessidade cirúrgica oncológicas.

– Malformações Congênitas.

– Deformidades na face causadas por queimaduras.

– Acidentes com arma de fogo.

– Acidentes de carro ou de moto.

– Ataques por animais.

– Dentre várias outras causas.

buco-1

É uma prótese bem interessante que pode ser feita e instalada das mais diversas formas no rosto do paciente, como:

– Através de adesivos específicos.

– Com a ajuda de armações de óculos.

– Por técnicas de sucção.

– Implantadas diretamente no osso.

Quais são as próteses mais comuns?

– Próteses Oculares que vão substituir o olho perdido com uma perfeição absoluta. Inclusive, temos pessoas que trabalham na televisão, fazem uso desse olho artificial e poucos sabem ou percebem.

– Próteses auriculares: Por diversas causas, paciente tem as orelhas ou somente uma delas com algum tipo de problema estético ou perdida em acidentes ou remoções cirúrgicas. Nesse caso pode-se refazer uma orelha nova artificialmente.

– Próteses Óculo-palpebrais: Em casos mais graves, o paciente perde o olho e a pálpebra e com isso, precisam repor essas duas estruturas para poder ter um melhor resultado estético.

– Próteses Obturadoras:  São extremamente importantes para a função bucal da deglutição de alimentos e para a fala dos pacientes. Nesse caso, o paciente tem uma comunicação da boca com alguma outra estrutura como a cavidade nasal devido o céu da boca estar perfurado ou formado de forma errada.

– Próteses nasais: Utilizadas para reabilitar pacientes que perderam o nariz. Na minha opinião é uma das que mais tem resultado estético.

buco-2

É uma parcela da população que precisa muito de ajuda e de uma prótese bucomaxilofacial que pode mudar muito a vida desses pacientes. Vamos todos em busca da saúde bucal para todos.