Clínica Geral

8 Perguntas e respostas sobre a ressaca

Por Redação Doutíssima 15/10/2013

ressaca_4

A cabeça pesada e dolorida – com pontos de dor concentrados na nuca, nas têmporas e na testa – como se você estivesse dentro de um sino gigante que não para de tocar. Mesmo a luz do dia fere aos olhos e o menor barulho faz eco dentro da cabeça e parece insuportável. Náuseas, gosto amargo na boca, cansaço, preguiça, mau humor. Já sabe do que se trata? Isso mesmo, é a ressaca, aquele mal-estar causado pelo excesso de bebida alcoólica.

É claro que ela não atinge a todos, nem em todas as vezes em que exageramos na dose, porém existem pessoas que não precisam mais do que alguns drinks para saber que o dia seguinte será um dia daqueles. Ainda existem aqueles que só sofrem desse mal de vez em quando e os que bebam com uma regularidade que não permite reparar na ressaca. Não importa a maneira, a intensidade e a frequência, mas a ressaca é um assunto que vem sempre com muitas perguntas. Sabendo disso, o Doutíssima pesquisou e preparou uma lista de 7 perguntas e respostas sobre a ressaca! Confira!

 

1) O que é?

A ressaca é um tipo de crise de abstinência. O álcool consumido é metabolizado e distribuído pela corrente sangüínea para todas as células do corpo, isso ocorre com qualquer outro tipo de bebida ou alimento, mas em escalas diferentes. A sensação de embriaguez e relaxamento ocorre quando essa parcela do álcool chega ao cérebro, é neste momento que podemos dizer que o seu corpo está sofrendo um processo de intoxicação e ele faz um trabalho pesado para poder suportar da melhor maneira possível as doses além da conta. E, nesse processo, quem mais trabalha é o fígado, pois ele precisa produzir enzimas para absorver o álcool consumido, transformá-lo em gordura e secretá-lo pela bile. Quando esse procedimento termina, o fígado está suficientemente intoxicado para reagir negativamente a essa abstinência, desorganizando todo o metabolismo. O sistema nervoso, que também foi acelerado, tem uma reação parecida. O resultado muitos de nós conhecemos: redução da força muscular, dor de cabeça, enjôo, diarréia, sensibilidade à luz e um cansaço enorme.

 

2) Dores no estômago pode ser um sintoma de ressaca?

Enjôos e dores no estômago podem estar associadas ao excesso de bebidas alcoólicas, especialmente os destilados. O excesso faz com que as paredes do estômago e do esôfago sejam fortemente agredidas e, dependendo da gravidade, essas lesões acabam por precisar ser tratadas com medicamentos.

 

3) O mal-estar depende da quantidade de bebida alcoólica consumida?

Geralmente, a causa da ressaca está diretamente ligada à quantidade de álcool ingerida, porém é o corpo de cada um que vai determinar os limites. Além disso, algumas bebidas possui maior teor alcoólico que outras, portanto possuem mais probabilidade de intoxicação e ressaca. Para quem não tem o hábito de beber, pequenas doses podem causar grandes dores de cabeça. Quem bebe com uma certa frequência são mais resistentes, têm o fígado “treinado”, o que faz com que ele produza mais facilmente as enzimas necessárias, mas isso também não faz com que estejam livres da ressaca.

 

4) É possível evitar a ressaca?

O melhor remédio para evitar a ressaca é respeitar os limites do seu corpo. Uma dica é aumentar a tolerância, bebendo aos poucos, pois isso faz com que o álcool entre mais lentamente na corrente sanguínea, além disso, a alimentação antes e durante o consumo de bebidas alcoólicas é o ideal para proteger o seu organismo de danos maiores.

 

5) É verdade que tomar água ajuda a combater os sintomas?

Antes, durante e depois de beber, a água é a melhor amiga de quem gosta de bebidas alcoólicas, mas que fugir da ressaca. Ela dilui o álcool e reduz as chances de intoxicação, facilitando o trabalho do fígado e dos rins, que eliminam mais rapidamente os resíduos tóxicos do organismo.

 

6) O que acontece se eu fumar ao mesmo tempo em que beber?

A combinação “álcool e cigarro” é perfeita para ter uma ressaca daquelas no dia seguinte. Quem fuma moderadamente, tem a tendência de aumentar a quantidade de cigarros quando está bebendo. E, quanto mais nicotina, menos oxigênio no sangue. Nesse caso, o processo de intoxicação pela bebida alcoólica é mais rápido.

 

7) Qual a melhor receita para curar a ressaca?

Não peça mais do que seu organismo está disposto a dar naquele momento, se possível, fique em casa, no silêncio e no escuro, descansando. Procure tomar muito líquido: água e sucos de frutas são capazes de repor as vitaminas e os sais minerais perdidos na batalha contra o álcool. Comida, só se sentir fome, não force. A primeira refeição deve ser leve. Purê de batata, canja de galinha ou chá de ervas – boldo, de preferência – podem ser uma boa pedida.