Guia dos Dentes

Principais especialidades da odontologia

Por Redação Doutíssima 15/10/2013

espe-6

Muitos pacientes se perdem na hora de procurar um dentista. Na verdade é muito fácil mas você precisa saber o que está procurando para poder ter mais chances de achar. Atualmente é muito fácil ter acesso às informações sobre as mais variadas clínicas que divulgam em locais como sites na internet, blogs, facebook, listas telefônicas, dentre muitos outros. Hoje vamos falar sobre as principais especialidades da odontologia para que você consiga marcar a consulta com o dentista certo.

Cirurgião dentista ou dentista clínico: o dentista quando se forma, está capacitado para realizar os mais variados procedimentos. Alguns dentistas não tem a intenção de fazer nenhuma pós-graduação e trabalham com vários procedimentos em suas clínicas.

espe-3

Ortodontista e/ou ortopedistas faciais: nós ortodontistas e ortopedistas faciais somos responsáveis por um leque gigantesco de tratamentos relacionados ao bom posicionamento de dentes e ossos. Podendo limitar, estimular e redirecionar crescimento ósseo. Popularmente somos conhecidos por colocarmos aparelhos diversos.

espe-1

Implantodontista: dentista responsável por colocação de implantes dentários e tudo que envolve essa colocação. Não confunda implantes dentários com coroa sobre implante dentário. Primeiro coloca-se o implante com o implantodontista e depois coloca-se a coroa em porcelana.

espe-4

Protesista: dentista responsável por confecções das mais diversas próteses dentárias. Por favor, não chegue no protesista pedido uma dentadura ou uma “perereca”. Mesmo as próteses sobre implantes são feitas pelo protesista que normalmente já faz parte da equipe do implantodontista ou o implantodontista vai ter um para lhe indicar.

p-4

Cirurgião bucomaxilofacial: costumo brincar que esse é o médico dos dentistas. Responsável pelas grandes cirurgias de cabeça e pescoço bem como, cirurgias ortognáticas e exodontias de dentes mais complicadas.

sang-5

Endodontia: dentista responsável por realizar o tratamento de canal e outros procedimentos relacionados.

espe-2

Periodontia: dentista responsável pela mucosa bucal, integridade do periodonto de sustentação e qualquer tipo de problema desse osso ou da mucosa que o reveste. Existem diversas cirurgias periodontais que podem melhorar muito a vida de pacientes tanto pelo fator estético como funcional.

perio-2

Radiologia: Uma das coisas mais importantes em muitos tratamentos é o diagnóstico e para isso precisamos bastante de exames complementares que vão ajudar no diagnóstico. Os radiologistas são profissionais que além de se responsabilizar pelo ato de fazer a radiografia com qualidade, analisam a mesma e desenvolvem laudos que ajudam o dentista bastante. Esses dentistas são capazes de fazer milagres com uma simples radiografia e se deliciam com uma tomografia computadorizada.

doc-1

 

São várias as especialidades e eu precisaria de muito tempo e linhas para poder abranger todas mas pelo que tenho visto, essas são algumas das que tem maior procura. A partir de hoje você saberá com qual dentista deve fazer seu tratamento. Na dúvida, procure um clínico e ele saberá o que fazer. Na próxima venho com mais especialidades para você.