Especialidades > Homens

Varizes é também um problema em homens

Por Redação Doutíssima 15/10/2013

varizes3Não são só as mulheres que devem se preocupar com suas pernas, homens também podem sofrer com varizes! As varizes podem aparecer em ambos os sexos, porém os homens tem um pouco mais de sorte que as mulheres. É verdade que o caso de variz masculina é menos frequente, mas, ao contrário do que muita gente pensa, muitos homens sofrem com este problema. E a questão não é só estética. Além das pernas ficarem com marcas de veia visíveis ou sobressalientes, a saúde das pernas está em jogo.

 

As varizes surgem quando as veias das pernas não estão funcionando corretamente.  O sangue passa por todo o corpo, circulado pelas veias das pernas até voltem ao coração. Dentro das veias, existem pequenas válvulas que permitem a circulação do sangue somente em direção ao coração. Quando estas válvulas não funcionam, o sangue não circula normalmente e se acumula nas pernas, causando os inchaço, a sensação de peso e dilatando as veias das pernas. As dilatações que surgem em vasos muito pequenos são popularmente denominadas como “vasinhos”.

 

A principal causa para o aparecimento das varizes ou “derrames” é a predisposição genética, ou seja, em casos de pais que sofrem com varizes, os filhos tendem a ter os mesmos problemas. E as varizes podem ser agravadas pelos hábitos, como ficar muitas horas de pé ou sentado e esforços muito intensos. Normalmente, uma variz não desaparece por si mesma e, geralmente, tende a piorar ao longo do tempo. Uma das diferenças entre homens e mulheres que sofrem com varizes é que os homens tendem a deixar passar mais tempo antes de procurar um especialista, o que leva muitas vezes à agravação do problema. Não sendo tratadas, elas podem ficar maiores, causando piora da dor, aumento do inchaço, sangramento, inflamação e até mesmo feridas nas pernas.

 

Tratando os vasos e as varizes

 

Para tratar os vasinhos (varizes finas com aparência de risco sobre a pele) existem aplicações, nas quais substâncias são injetadas com agulha e causam a inflamação da veia, sendo depois absorvida pelo organismo. Outra opção é o procedimento à laser, que faz o sangue da veia esquentar até queimar o vaso. Ambos procedimentos são dolorosos na mesma medida.

 

Já para tratar as varizes, o método mais comum é a retirada das veias dilatadas com procedimento cirúrgico. Existe também o procedimento à laser, mas diferente da aplicação nos vasinhos (que é um disparo de laser), nas varizes, uma fibra é injetada dentro das veias para queimá-las. A desvantagem do laser sobre as varizes é que ele pode deixar manchas. Um outro método é a radiofrequência, um instrumento que esquenta a ponta e queima a veia por dentro da pele, diminuindo a extensão e podendo eliminar o vaso comprometido. Busque auxílio médico e decida com ele o melhor procedimento para fazer o seu tratamento.