Guia dos Dentes

Aparelho pendex. Alternativa para a exodontia

Por Redação Doutíssima 17/10/2013

pendex-1

Um problema que acomete uma boa parte da clientela das clínicas ortodônticas é o paciente classe II que normalmente chega bastante preocupado com o tratamento e a principal das preocupações é com relação a arrancar dentes. Realmente esses tratamentos são tratamentos que não são muito fáceis para o paciente e dependendo do caso, é quase obrigatório utilizar uma ancoragem mais próxima da absoluta ou realmente ter que arrancar os dentes. Os distalizadores, assim como o pendex, surgiram para tentar melhorar esse relacionamento do classe II com a necessidade de arrancar dentes.

pendex-2

Nessa nossa conversa, temos fotos somente de pacientes classe II para que você possa perceber o que é essa alteração dentária que normalmente tem reflexo na funcionalidade do sistema estomatognático e na face podendo acontecer o que chamamos na odontologia de padrão II.

pendex-5

O tratamento para o paciente classe II, normalmente tem haver com uma necessidade de proporcionalizar a base óssea superior, chamada de maxila, que cresceu demais ou que por algum motivo teve seus dentes com crescimento para frente. Nesse contexto podemos ter um problema ósseo, dentário ou os dois em conjunto. Não estou chamando muito a atenção para a mandíbula mas ela é a causadora de muitos problemas.

pendex-3

Em muitos casos de tratamento de pacientes classe II, o ortodontista precisa utilizar técnicas que necessitam arrancar algum dente. Em outros casos, dependendo da idade do paciente e fase de formação óssea, o dentista pode utilizar aparelhos ortopédicos extra-bucais que normalmente deixam o paciente bem incomodado por ter que utilizar um aparelho para fora da boca. Com a intensão de contornar isso, visualizou-se um aparelho que fizesse efeito similar e ficasse dentro da boca.

pendex-7

Nesse momento surgem os distalizadores intra-orais. O pendex nada mais é do que um deles. Podendo ser utilizado sozinho ou somado a um orto-implante localizado no céu da boca, ele tem a função de jogar os dentes posteriores para trás para que depois o ortodontista possa segurar os dentes de trás e trazer os da frente para trás também e assim resolver o problema sem arrancar os dentes.

pendex-4

Minha intenção hoje é somente apresentar o aparelho e lhe mostrar mais uma opção de tratamento. Não vamos falar sobre vantagens, desvantagens ou aplicações e modificações do aparelho. Quero somente que você conheça um pouco mais o maravilhoso poder da ortodontia e da ortopedia.

pendex-6

Com a utilização de implantes no tratamento ortodôntico podemos fazer uma ancoragem realmente absoluta pois se prende diretamente ao osso e com isso, temos um movimento puro do dente sem efeitos colaterais significativos.