Guia dos Dentes

Tratamento de classe II com exodontias

Por Redação Doutíssima 17/10/2013

224  x

Um problema que acomete uma boa parte da clientela das clínicas ortodônticas é o paciente classe II que normalmente chega bastante preocupado com o tratamento e a principal das preocupações é com relação a arrancar dentes. Realmente esses tratamentos são tratamentos que não são muito fáceis para o paciente e dependendo do caso, é quase obrigatório utilizar uma ancoragem mais próxima da absoluta ou realmente ter que arrancar os dentes. Mas em vários casos de tratamento de classe II temos que abrir mão da boa e velha exodontia, seja de 2 pré-molares ou de 4 pré-molares ou algumas outras possibilidades utilizadas em menor escala.

225

Em alguns casos as exodontias são muito bem aceitas e tem resultados extremamente importantes tanto na dentição quanto na face. É necessário uma avaliação mais criteriosa por parte do ortodontista quando o caso está indo para a exodontia. Tenho que lembrar que depois que arrancamos um dente, não tem volta.

223

Após realizar os exames, sejam eles documentações ortodônticas variadas ou tomografias computadorizadas odontológicas ou mesmo médicas, o ortodontista vai ter uma grande anamnese com o paciente e escutar bem quais são as intenções do paciente com o tratamento. Nem sempre o que incomoda o dentista, incomoda o paciente, gosto é uma coisa muito pessoal e cabe a nós ortodontistas unirmos a técnica com o desejo do paciente. Por mais que isso seja muiiiito difícil.

226

Tudo foi feito conforme o protocolo, foram feitas as exodontias e o tratamento pode prosseguir como planejado. O dentista vai aproveitar o espaço gerado pelos dentes arrancados para puxar, de um por um( de par em par) os dentes que estão muito na frente, para trás.

222

O tratamento com exodontias não é tão traumático quanto parece. A remoção dos dentes é feita de forma bem rápida, os dois dentes ao mesmo tempo e se forem 4 dentes, primeiro os dois de um lado e depois os dois do outro lado. A cicatrização é super rápida e sem grandes dores.

O tratamento ortodôntico em si é tranquilo por mais que seja um pouco demorado. O tempo de tratamento vai variar de acordo com a gravidade do caso. Quanto mais tortos os dentes, mais demorado o caso. Outros fatores também são levados em consideração como idade, causa do problema, características faciais do paciente, intenção do paciente com o tratamento, tipo de osso, dentre outros.

Escolha bem seu dentista, se ele disser que você precisa arrancar um dente, não se assuste, é perfeitamente normal e não vai lhe deixar falhas depois que arrancar. Cuide de seus dentes e se dê de presente um belo sorriso.