Guia dos Dentes

Você sabe o que é o desvio de linha média

Por Redação Doutíssima 18/10/2013

desvio-3

São vários os trabalhos atuais que visam analisar  sorriso ou a harmonia do sorriso ou mesmo o bom alinhamento dentário. A coincidência da linha média dentária superior e inferior representa um dos objetivos a serem estabelecidos no tratamento ortodôntico. Lembro que são vários os objetivos e nem todos podem ser alcançados de forma completa em 100% dos casos.

Vemos na literatura que um dos fatores que explica a crescente valorização da Odontologia Estética é a inserção das pessoas numa sociedade extremamente competitiva, onde a aparência tem importância fundamental na
aceitação social. Outro fator é a mídia em geral com a divulgação das possibilidades de tratamentos estéticos que podem proporcionar uma melhora da aparência do sorriso.

desvio-2

Na análise facial, toma-se como base um protocolo clínico para permitir uma avaliação usual, rápida e objetiva, auxiliando na observação e interpretação dos tecidos duros e moles da face, levando em consideração as variáveis de cada ser para o que pode ser considerado esteticamente aceitável. Pesquisas mostram que a face é o ponto básico do equilíbrio estético, sendo o sorriso, o segmento mais importante e o primeiro que as pessoas fixam o olhar, seguido dos olhos, nariz e cabelo.

desvio-5

Para dificultar um pouco preciso que você entenda que temos 3 linhas médias: a facial, a maxilar e a mandibular que devem ser avaliadas para o diagnóstico e o tratamento adequados dos casos. A coordenação das linhas médias e a simetria facial constituem a base para uma face harmoniosa e agradável. Esse alinhamento terá importância não só funcional como estética para o paciente. A coincidência das linhas médias é importante como componente funcional na oclusão e pode ser considerada como guia no estabelecimento da intercuspidação dentária.

desvio-1

A decisão de onde posicionar a linha mediana é importante não só por considerações estéticas, mas também porque irá determinar a posição dos dentes posteriores, é o que aprendemos com a literatura e tendo como base a estética, a linha média facial é um dos pontos de grande importância na análise morfológica do sorriso, uma vez que linhas médias dentárias e faciais coincidentes são extremamente relevantes na avaliação estética e funcional da oclusão, contribuindo para harmonia da face e do posicionamento dentário; e apesar de pequenas assimetrias das linhas médias sejam consideradas nos limites aceitáveis, as grandes discrepâncias podem prejudicar a estética do sorriso.

desvio-4

Hoje eu me mantive fiel às palavras de grandes pesquisadores na área da odontologia e agora, você já tem o conhecimento necessário para saber o que é a linha média, bem como, avaliar a harmonia do seu sorriso e poder marcar uma consulta com um ortodontista para modificar o que não está normal.