Nutrição

Como fazer tapioca em casa

Por Redação Doutíssima 19/10/2013

tapioca-de-chocolate-receita-sobremesa

 

Receita tipicamente brasileira, a tapioca nasceu no nordeste, mas ganhou o território nacional. Cada estado foi adaptando com seu gosto e ingrediente especial: tem de queijo minas, de carne seca, de presunto e queijo, chocolate e muito mais. Aprenda a fazer a receita básica e depois solte a sua criatividade. Quem dá a dica é uma pernambucana de verdade!

Por Juliana Araújo

Amo tapioca, aprendi a fazer quando morava em Recife, mas achar a goma hidratada não era tão fácil. Mês passado quando fui no supermercado (verde mar/bh), não acreditei quando achei tapioca (goma hidratada) pronta no saquinho, quase dei um pulo de felicidade.

tapioca_casa_12

Fazer tapioca é tão fácil de preparar, que tenho o costume de fazer antes de ir treinar. A minha preferida é só com margarina light.

Ingredientes:
– goma de mandioca hidratada
– sal
– margarina light ou o recheio que você preferir

Preparo para 1 tapioca:
– Em um pote vamos peneirar 4 colheres (sopa) de goma, após peneirar coloque sal a gosto.
IMPORTANTE: Na embalagem vem escrito que a tapioca já esta pronta, mas se você não peneirar ela fica grossa parecendo uma borracha.
– Depois da goma peneirada, com o fogo médio para alto, basta espalhar a massa pela frigideira com uma colher, espalhando até formar um círculo.
– Quando você mexer a frigideira e a tapioca se movimentar significa que está no ponto de virar. Depois que virar coloque o recheio de sua preferencia. A minha preferida não tem recheio é só de margarina, quando eu viro já passo a margarina (com a tapioca ainda no fogo), depois disso espero mais um minutinho e pronto, ela esta pronta para comer.

tapioca_casa_32

Você pode fazer com vários tipos de recheios é só usar a imaginação
Vou colocar uma listinha de recheios que já fiz:
– carne seca com mussarela
– queijo minas
– queijo minas com peito de peru
– calabresa com mussarela

Doce (Mesmo com a tapioca doce coloque o sal na goma)
– queijo com goiabada
– banana com canela
– coco com leite condensado
– chocolate com doce de leite
– geleia de maça

Alguém aí preparou? Conta nos comentários como ficou. 

foto_ju Juliana Araújo – Blog Dasju

Designer e #nerd – Pernambucana, criada no Rio, que morou em Sampa e agora está virando mineirinha em BH. Mãe de uma pequena linda chamada Hellen Maria. =) Apaixonada por música, viagens, internet, maquiagens, fotografia, dieta, moda, cinema, decoração, happy hour, chocolate e de viver intensamente #bemmuito! Ela escreve assiduamente no Dasju, um blog fofo sobre maquiagem, música, comidinhas e mil coisas que toda mulher ama. Ela participa no Doutíssima com suas dicas mais quentes!

logo_dasju