Nutrição

4 Maneiras saudáveis de comer ovos

Por Redação Doutíssima 21/10/2013

Aquela dúvida sobre o ovo fazer bem ou mal para a saúde continua a ser investigada por pesquisadores e médicos. Contudo, inúmeras pesquisas já revelam que a ingestão de ovos não afeta de maneira negativa as taxas totais de colesterol e do LDL (colesterol ruim) no sangue.

A verdade é que o ovo é uma rica fonte de proteína e contém as vitaminas A, D, E, K e do complexo B (B1, B3 e B12). E não para por aí, ovos também são fonte de cálcio, ferro, zinco e manganês e possui poucas calorias. O consumo de ovos pode auxiliar também na prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson, pois o ovo possui colina, uma substância positiva precursora do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória.

O único cuidado ao consumir ovos é com a quantidade. Em especial, pessoas que tenham os níveis de colesterol elevado. Para que o consumo de ovos seja mais benéfico para sua saúde, a recomendação é consumir ovos no máximo três vezes por semana, dando maior preferência às claras do que às gemas. Outra forma de consumir ovos agregando nutrientes à alimentação é combiná-los com legumes e verduras. Confira nossas 4 dicas saudáveis:

 

 

untitled1. Omeletes de forno são ótimas alternativas para consumir ovos de maneira saudável e prática. Você até pode adicionar as gemas, mas se estiver com o colesterol alto, coloque apenas 1 gema para cada 3 ovos usados na receita. A dica aqui também é incrementar a omelete simples com ingredientes saudáveis. Que tal uma omelete de forno com espinafre e salmão (ou frango)? Basta misturar os ingredientes em um recipiente como de costume, adicionar pedaços de salmão defumado e espinafres cortados bem finos (passados na frigideira com um fio de azeite). Despeje tudo numa assadeira e leve ao forno até ele crescer e dourar. Fica uma delícia.

 

 

2. Quiches também têm o poder de aliar ovos a vegetais e legumes. Faça sua própria massa para ter um resultado ainda mais saudável, com azeite de oliva, em vez de manteiga, e farinha integral. A base do recheio da quiche leva 4 ovos, 1 lata de creme de leite (que pode ser light) e sal a gosto. Incremente com legumes e verduras como brócolis, espinafre e tomates.

ovos-ensopados-receita-culinaria

 

3. Ensopado com ovo. As mães adoram fazer legumes ensopados com pedaços de carne. Porque não substituir a carne pelo ovo? Faça seu ensopado de legumes e, quando estiver pronto ainda com o molho fervendo, abaixe o fogo e quebre o ovo na panela para que ele cozinhe com o calor do molho. Dá agua na boca!

 

 

4. Molho para salada com ovo, sim. Você ganha em sabor e na textura dos molhos de salada simplesmente acrescentando um ovo cozido picado à sua receita básica de vinagrete. Se quiser diversificar, em uma tigela esmague 1 ovo picado, acrescente 1/4 de suco de limão, uma colher de café rasa de mostarda, sal e pimenta. Bata todos os ingredientes com azeite de oliva extra virgem para dar mais sabor. Adicione salsinha picada.

molho-de-m_1368488614604