Saúde Mental

Envelhecimento: uma questão da modernidade

Por Rafaela Monteiro 21/10/2013

velhos bonitinhos

O envelhecimento é algo que, seguindo a ordem natural das coisas, irá assolar a todos nós. Mas cedo ou mais tarde seremos assombrados pelo “fantasma” da velhice, que sociedade de hoje tanto teme, e conseqüentemente pela proximidade da morte. Diante disso lutamos com todas nossas forças para retardar esse processo e permanecer o mais jovem possível, fazendo de tudo para esconder os sinais inevitáveis que se perpetuam em nosso corpo.

Com o apoio e incentivo da sociedade valorizamos o novo, o jovem, seu vigor, disposição e produtividade. E desfavorecemos tudo que se aproxima do “velho”, fazendo-o desnecessário e sem importância.

 

Envelhecimento é mais que biológico

O envelhecimento é uma questão social e não somente biológica. Vários fatores sociais contribuem para que nos sintamos jovens, velhos, adequados ou não, prontos e preparados para determinadas circunstâncias que se relacionam a idade corporal. Assim, o contexto em que vivemos nos “adéqua” a determinadas situações, e com isso nos encaixa em certos padrões de idade que nos permitem fazer “isso ou aquilo outro”. E isso se dá de acordo com o momento histórico-social, com o contexto social vivido. Bem antes de ser um destino biológico, o envelhecimento é um destino social.

Claro que, existe o fato de que nosso corpo sente o peso dos anos que se acumulam, ele nos fala isso e sentimos na pele todas as mudanças que se operam com o decorrer dos anos. E, independente do que nos diz o contexto social, sabemos o que a parte física ainda nos permite fazer. Mas,  além disso, como já dito, a questão social é também fator determinante para a dita “terceira idade”, ou até mesmo a velhice.

 

i133629

 

O “medo” de envelhecer

 A verdade é que tememos envelhecer. O envelhecimento nos assusta. E não só isso, tememos tudo que é pertinente a velhice e tudo que ela conseqüentemente poderá nos nos trazer. Todas as perdas e questões que a ela estão atrelados, todos os seus dilemas e dúvidas, tudo que esta nos faz viver, tudo que ela nos traz. Envelhecer nos assusta demasiadamente, nos incomoda, nos amedronta  de alguma maneira; pois de fato, não somos preparados para tal acontecimento. E assim somos pegos de surpresa, e com isso, não sabemos muito bem como lidar com ela e tendemos sempre a evitá-la, e a fugir de seus atravessamentos.

O Envelhecimento não é apenas um privilégio, mas uma conquista de modernidade, pois nas últimas décadas observou-se um grande crescimento da expectativa de vida no mundo. Fato que antes não era observado, pois boa parte das pessoas não chegava a terceira idade e a expectativa de vida era curta.

 

Aumento da população de idosos

A tendência é que a proporção de idosos aumente cada vez mais no mundo todo. A perspectiva é, segundo dados das Nações Unidas (2002) que em 2050 teremos 4 pessoas na idade produtiva para 1 aposentado.  Em 2002 essa proporção era de 9 para 1. No Brasil era de 12 para 1 e em 2050 será de 3 para 1.

O mundo está envelhecendo! Temos com isso um fator positivo, pois a expectativa de vida está aumentando, estamos vivendo melhor e conseqüentemente,  mais. Quem sabe diante dessa mudança, não mudemos também nossa maneira de lidar com o fator envelhecimento e todo seu processo.