Nutrição

10 Coisas que você precisa saber sobre a alimentação infantil

Por Redação Doutíssima 22/10/2013

pratoscrianças6

Quando o assunto é alimentação infantil, muitas dúvidas vêm à tona e, para acabar de vez com elas, o Doutíssima pesquisou e trouxe os conselhos de especialistas no assunto. Veja agora as 10 coisas que você precisa saber sobre a alimentação infantil!

 

1) É verdade que alimentos crus e duros ajudam a desenvolver a musculatura da boca?

“Alimentos crus e duros têm o poder de estimular a mastigação, portanto fortalecem os músculos e facilitam a fala. Se você adicionou sopa à dieta do seu bebê, certifique-se de deixar pedacinhos dos legumes, ou seja, ao invés de triturar os ingredientes no liquidificador, experimente passá-los por uma peneira. Quando seu filho estiver grandinho, amasse os alimentos com um garfo, mas não muito, o suficiente para que não seja difícil para ele de comer, mas que também demandem um certo esforço para mastigar. Assim que seu filho tiver alguns dentinhos, dê a ele alimentos crus, como a cenoura e a maçã, em pequenos pedaços.

 

2) É verdade que o leite fermentado ajuda a combater a diarréia?

“Verdade! Os lactobacilos presentes no leite fermentado competem com as bactérias nocivas ao organismo, isso faz com que a flora intestital se modifique e seja colonizada por germes benéficos”, o que auxilia no combate à diarréia.

 

3) Jantar muito tarde faz com que a criança tenha um sono agitado?

As chances são grandes, sobretudo se a refeição for rica em gordura, pois ela levará mais tempo para ser digerida. Se a criança for para a cama logo depois de comer, é sono agitado na certa! Isso ocorre, pois, durante o sono, o organismo funciona mais lentamente e isso inclui a digestão. O ideal é comer pelo menos duas horas antes de ir para a cama.

 

4) O que é mais importante de se observar no rótulo – o índice de gordura ou o de sódio?

Ambos. Apesar de não haver uma dosagem máxima recomendada por produto, é importante ficar atento. A gordura não pode fornecer mais do que 30% das calorias diárias consumidas pela criança. Para o sódio, vale o mesmo raciocínio. Para evitar problemas como hipertensão infantil, converse com o pediatra do seu filho sobre a quantidade ideal de sal que ele deve ingerir diariamente.

 

5) Frutas com ou sem casca?

Quando possível, é melhor consumir as frutas com casca, pois ela é uma ótima fonte de fibras. Mas é importante se certificar de que as frutas foram muito bem lavadas em água corrente e com a ajuda de uma escovinha, para que fiquem livres de resíduos.

 

6) Macarrão instantâneo faz mal?

“A massa, como qualquer outra, não faz mal nenhum, pois é uma excelente fonte de carboidratos”, porém o condimento que dá sabor ao prato é um tempero artificial e contém grande quantidade de sódio, que leva ao aumento da pressão e à retenção de líquido.”

 

7) Os pós multivitaminados são recomendados?

“Esses pós devem ser ingeridos como complementos da alimentação só se a criança apresentar déficit de nutrientes ou estiver abaixo do peso.” O ideal é que esse tipo de suplemento seja utilizado sob a orientação de um nutricionista.

 

8) As informações escritas nas embalagens se referem às necessidades nutricionais de crianças ou de adultos?

“Em geral elas se referem às necessidades dos adultos, exceto quando os produtos são dirigidos ao público infantil. Porém, as recomendações mais indicadas para cada faixa etária só um especialista pode fazer.

 

9) Sopas prontas podem substituir uma refeição?

Mito! A quantidade de fibras e nutrientes presente nesses produtos é muito pequena” e, além disso, possuem alto teor de sódio. Se com a correria você tiver que recorrer a elas, tudo bem, mas tente complementar a refeição com carnes, legumes e frutas.

 

10) Quantas vezes por semana doces e refrigerantes podem entrar no cardápio da criança?

Isso vai variar de acordo com o peso da criança. Se ela estiver acima do peso, duas porções de desses itens por semana” serão o máximo. Do contrário, até três porções semanais são permitidas. “Esses alimentos devem ser oferecidos com muito mais moderação caso a criança tenha colesterol ou triglicérides altos ou mesmo hipertensão.

Ainda não leu?

7 maneiras de transformar sua alimentação

Leites em pó para bebés podem ter bactérias

Reduza o estresse no trânsito com sete dicas

8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor

8 Alimentos que não podem faltar no prato das criança

5 Verdades sobre a dieta

6 Conselhos para perder peso em casa