Nutrição

Conheça as vantagens do chocolate para a sua dieta

Por Redação Doutíssima 22/10/2013

Falar de chocolate com quem está de dieta pode ser igual a tortura. Muita gente se priva de comer essa iguaria porque existe uma grande associação entre o chocolate e a gordura e o ganho de peso. Comer chocolate todos os dias é considerado coisa de gordo e excesso para a saúde. De fato, não se consegue nenhum outro resultado que o ganho de peso e problemas de pele quando se come chocolate ao leite em excesso. Contudo, tudo depende do tipo de chocolate e da quantidade. E se você descobrisse que pode sim comer chocolate todos os dias sem que isso influencia no seu peso? E ainda melhor, e se nós te dissermos que comer chocolate todos os dias pode trazer benefícios para sua saúde assim como tomar pílulas de complexo vitamínico?

chocolate-heart1

Pode acreditar, é isso mesmo que você leu. O único cuidado que se dever é a escolha correta do chocolate. Prefira sempre os chocolates que têm na fórmula valores acima de 70% de cacau. Outro cuidado é a quantidade que você ingere por dia, que não deve passar de 50 gramas. Esses tipos de chocolate com concentração acima de 70% de cacau são fontes de vitaminas A, B, C, D e de sais minerais importantes, como o fósforo e o ferro. Além disso, pesquisas demonstram que os antioxidantes dos chocolates amargos combatem os radicais livres e por isso, ajudam a retardar o envelhecimento e a diminuir os níveis do mau colesterol no sangue (LDL).

 

E não para por aí. O chocolate contêm substâncias que estimulam a produção corporal de serotonina: um neurotransmissor que ajuda no combate à depressão e a ansiedade. Consumindo regularmente o chocolate, uma sensação de bem-estar e bom humor é liberada no seu cérebro logo após o consumo graças à essa produção extra de serotonina. Igualmente, o alimento também possui feniletalamina, outra substância que age como um antidepressivo natural, e teobromina, substância conhecida por ser estimulante.

 

Outra importante associação entre a alta concentração de cacau e os chocolates 70%, é que um estudo publicado no “The Journal of Neuroscience” acentuou os benefícios que o cacau pode trazer para a memória graças à uma subtância chamada de epicatequina, que pode estimular a memória. Consumir chocolates com concentração de cacau acima de 70% garante o consumo dessa substância e pode também fazer bem à memória.

 

Para consumir a dose recomendada do alimento diariamente, adicione 1 barrinha de chocolate de até 50 gr no seu lanche da tarde. Você também pode adicionar gotas de chocolate meio amargo em receitas como shakes, vitaminas, bolos ou tortas.