Guia dos Dentes

Perguntas e respostas da semana: dentista

Por Redação Doutíssima 22/10/2013

aa

Estamos aqui mais uma vez para responder as dúvidas mais frequentes de nossos leitores. Vou ter que dizer que adoro nosso momento com perguntas e respostas pois, é quando me sinto mais próximo do dia-a-dia de vocês. Vamos às perguntas:

Olá doutor, uso uma prótese removível que meu dentista disse que se chama PPR, acho que é isso. O que vem acontecendo é que coloquei tem uns 4 dias e adorei a estética, é muito bonita mas dói muito, fere minha gengiva  e não estou mais conseguindo usar. É assim mesmo? Tenho que aguentar que vai passar ou há algo de errado e preciso de ajuda? Por favor doutor o que faço? 

aa-ppr-3

RESPOSTA DO DOUTOR: Olá minha leitora aflita. O perguntas e respostas vai lhe ajudar. O primeiro erro que vejo aqui é a falta de comunicação sua com seu dentista. Pacientes que acabaram de colocar uma prótese dentária na boca precisam estar em contato direto com o dentista e isso normalmente não ocorre por vergonha do paciente em ligar para a clínica. Tanto o dentista quanto a sua secretária estão sempre a sua disposição para essas dúvidas.

Vamos lá, no que diz respeito ao ferimento, pode ser normal mas também pode não ser. Somente seu dentista pode ver o que está acontecendo de fato. Temos duas opções:

1- A prótese ficou grande em algum local, e você precisa retornar ao dentista o mais rápido possível para que ele faça pequenos ajustes na prótese e com isso, você possa utilizar sua prótese com conforto. Se você não for ao dentista e ficar utilizando pomadas  ou deixando a ferida aumentar, vai ter problemas no futuro.

2- Realmente essas próteses são um pouco grandes e possuem uma série de fatores envolvidos. É possível que no começo, a adaptação seja um pouco mais difícil. Algumas dores e pequenas feridas podem fazer parte do processo sem que algo errado esteja acontecendo. O seu organismo está apenas se adaptando e algumas estruturas precisam se adaptar.

aa-ppr-1

Cuidado com a alimentação, comece com alimentos mais moles, beba bastante líquido e cuidado com hábitos deletérios. Se tentar quebrar ou roer algo com os dentes, pode ter algum tipo de problema.

aa-ppr-2

Você precisa entender que é uma estrutura nova e que seu organismo precisa de um tempo para se acostumar. Não comece a fazer tudo normalmente nos primeiros dias com a prótese nova. Fique de olho, veja as modificações e se achar que algo está errado, fale com seu dentista, não faça nada sozinha. Espero que tudo de certo.