Nutrição

Saiba como os ovos podem te ajudar a perder peso

Por Redação Doutíssima 22/10/2013

POST-C~1Mudar o seu café da manhã é um dos primeiros passos para perder peso. Um estudo de 2006 publicado no “The American Journal of Clinical Nutrition” mostrou que a ingestão de um café da manhã rico em proteínas, como ovos, diminui o hormônio da fome grelina de maneira mas eficaz do que um afé da manhã rico em carboidratos (como cereais, torradas ou biscoitos).

Um ovo contém 6 gr de proteína, assim, um ovo inteiro em sua refeição matinal é uma ótima maneira para se sentir saciado e estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Isso pode reduzir ânsias de fome ao longo do dia e aumentar a perda de peso quando combinada com uma dieta saudável no resto do dia.

 

A dieta dos ovos

 

No ano passado, uma dieta de ovos foi testada nos Estados Unidos durante dois meses em um grupo de voluntários. Eles trabalhavam seis dias por semana e seguiam um plano de alimentação com restrição calórica (sem álcool, grãos limitados). Quase todas as manhãs, o grupo comeu ovos no café da manhã.

A perda de peso obtida pelos participantes do grupo de teste foram incríveis. Uma das mulheres perdeu 9 quilos e cinco centímetros de cintura em apenas dois meses. Um dos homens perdeu 11 quilos e ganhou uma barriga tanquinho. Durante o teste, o grupo também fazia exercícios diários intensos, no entanto, a dieta esta sendo aplicada em pessoas que não seguem uma rotina de exercícios, apenas reformulando seus hábitos no café da manhã e os resultados são igualmente surpreendentes.

Se a ciência não é suficiente para convencê-lo, te encorajamos a fazer essa experiência em casa. Durante uma semana, faça um café da manhã rico em proteína se alimentando basicamente de ovos.  Mantenha um caderno com você e anote como você se sente ao longo do dia e todas as refeições e lanches adicionais que você fizer. Observe se você se sentirá mais saciado ao longo de cada dia e diminuirá a necessidade de fazer pequenos lanchinhos.

Se você não tem tempo para cozinhar-se ovos todos os dias, cozinhe ovos no domingo. Cada dia de manhã retire a casca do ovo e coma-o simples. Mas você também pode incrementar o consumo de ovos, comendo-os de maneira diferente. Olhe nossa dica de receita:

 

Ovos mexidos com Salsa no micro-ondas

Calorias: 239 / Proteína: 17 gramas

Ingredientes:
* 2 ovos
* 2 colheres de sopa de salsa
* 2 colheres de sopa. leite
* 2 colheres de sopa de queijo cheddar ralado

1. Unte uma caneca para micro-ondas com um fio de azeite extra virgem.
2. Adicione os ovos e o leite e bata até misturar bem.
3. Coloque no micro-ondas por 45 segundo e após misture novamente.
4. Retorne ao micro-ondas até que os ovos estejam quase prontos, de 30 a 45 segundos a mais.
5. Salpique com salsa e o queijo.