Motivação > Saúde Mental

Saiba por que relacionamos trabalho e identidade pessoal

Por Rafaela Monteiro 22/10/2013

identity-crisis

 

 

Falar sobre identidade nos remete a uma série de questões pertinentes ao ser humano e a toda uma ideia de singularidade e individualidade do sujeito, sua constituição, o que o faz quem é, e o que o identifica como tal. Mas o fato é que atualmente, na sociedade capitalista em que vivemos, essa ideia se vê completamente atrelada a questão profissional.

Desde muito cedo somos encorajados a pensar sobre o que seremos na vida adulta e qual profissão vamos seguir.  Objetivamos saber onde vamos nos encaixar no meio social e pra isso precisamos decidir qual será nossa profissão. Muitas das vezes isso parece o primeiro passo a ser dado no sentido de “ser” alguém, e assim, para “ser” precisamos pertencer a algum status profissional.  Pois o fato é que isso vai nos agregar valor, poder, e nos colocar em uma posição hierárquica diante da sociedade.

 

Identidade

A nossa identidade irá se estabelecer  no processo de comunicação que se dá por meio de símbolos significantes. Por isso a importância do outro e a tamanha influencia do social na formação da mesma.  Segundo autores da psicologia social o homem se constitui no jogo das expectativas sociais onde o outro está sempre presente. Assim, a identidade é um processo dialético que implica tanto o sujeito quanto a sociedade, onde este irá se constituir a partir de dada cultura.

Por assim dizer, o sujeito ao assumir um papel profissional, assume  também um papel social, e isso implica em maneiras de ser, formas de se portar na sociedade e um lugar determinado onde se posicionar. Lugar esse que irá acarretar na construção de identidades.

 

Valor do trabalho

Em uma sociedade de produção, o valor do trabalho é  privilegiado e se encontra no centro.  Com isso, somos preparados desde pequenos para assumir um papel profissional. Nossas vivencias ao longo dos anos, nossa história, nosso contexto social e familiar, irão influenciar na forma em que vamos investir nesse “papel”. O que estamos afirmando é que existem diferentes maneiras de se relacionar com o trabalho, onde questões de gênero, poder aquisitivo, significado laboral, dentre outros, irão direcionar nossa vida profissional.

1235252852M2diIF

Estudiosos afirmam que  a atividade profissional influencia outras atividades da vida do sujeito, dentre elas a psíquica. Assim, ela é fonte de recursos materiais e é a entrada do sujeito em um sistema de relações sociais que é, por sua vez, um lugar de construir identidades. Com isso, o papel profissional se imprimi na identidade da pessoa, o que dificulta o seu afastamento do mundo do trabalho, pois este passa a ser uma parte do eu, e sua perda significa a perda de outros pontos de referencia.

O fato importante dentro disso tudo é que são vários os papéis que o trabalho pode representar  na vida do homem,  e dessa forma assumir várias funções a nível de identidade do sujeito. Este pode ter a função de fonte de renda, forma de atividade, fonte de criatividade, ser estrutura das relações com o tempo livre ou elemento que favorece a interação social.

 

Identidade = trabalho

O trabalho e a forma de trabalhar sofreram consideráveis mudanças ao longo dos séculos. Perder o posto de trabalho significa muito, significa muitas das vezes perder poder, status e um  lugar no sistema de produção. Claro que, a relação do homem com o trabalho vai depender de vários fatores, da forma com que ele organiza seu tempo livre, da sua remuneração, das suas relações familiares, e de todo investimento feito neste ao longo da vida. Mas o fato é que sua identidade, na sociedade capitalista, se relaciona fortemente com sua escolha profissional.