Estética

7 Causas do escurecimento das axilas

Por Redação Doutíssima 23/10/2013

Você não é a única, axilas escuras são um problema comum a muitas mulheres. Quem nunca passou pela situação de conter os movimentos dos braços para não exibir as axilas? É muito desconfortável ter que se retrair cada vez que usamos regatas. Os fatores que podem causar o escurecimento das axilas são inúmeros, desde o popular método para se livrar dos pelos com o auxílio de lâminas de barbear, passando pelo suor em excesso, até fatores genéticos.

Mas não é o fim! Existem maneiras para evitar o escurecimento das axilas e mesmo clareá-las com auxílio de tratamentos dermatológicos se elas já estão demasiado escuras. Confira à seguir as causas mais comuns da hiperpigmentação das axilas e o que você pode fazer para evitar que isso aconteça.

 

bd427355-399d-441c-9da4-15254bb549c7

 

 

Causas das axilas escuras e algumas dicas

1 – Sabia que os desodorantes que contenham álcool na formula podem causar irritações e alergias na pele? Tais fatores podem provocar a hiperpigmentação das axilas. Na hora de escolher um desodorante, prefira os sem álcool e sem perfume.

 

2 – O atrito constante de roupas também facilita o escurecimento da pele. Use roupas mais folgadas nas axilas e de preferência em algodão, para facilitar a respiração da pele.

 

3 – Pessoas de pele morena a negra possuem como fator genético uma predisposição à ter manchas mais escuras no corpo. Não quer dizer que tenham mais chances de ter manchas que pessoas brancas, mas quando uma mancha se desenvolve sobre a pele de uma pessoa negra ou morena, ela costuma ser mais escura.

 

4 – Depilar a axila com lâminas ou cera muito quente traumatiza a pele, e para tratar essa pele danificada, o corpo produz células inflamatórias que são de cor mais escura que as células normais. A depilação com cera fria é o melhor método nesse caso.

 

5 –  O excesso de suor pode ser uma causa para deixar as axilas mais escuras, pois as bactérias que ficam no local desequilibram a flora natural. É importante lavar bem a região durante o banho.

 

6 – Algumas doenças como diabetes, obesidade, desequilíbrio hormonal e doenças endócrinas também podem deixar manchas escuras sobre a pele.

 

7 – A acantose nigricante é uma doença que pode escurecer não só as axilas como também outras partes do corpo. Ela se desenvolve principalmente em pessoas que estão acima do peso e pode estar relacionada com o distúrbio de produção de insulina ou uma desordem glandular. A busca de auxílio médico é fundamental nesse caso.