Clínica Geral

Aprenda mais sobre o Transtorno Bipolar

Por Rafaela Monteiro 23/10/2013

bipolar1

Transtorno Bipolar de Humor, era conhecido antes como transtorno maníaco-depressivo. Ele é caracterizado por alterações de humor que se manifestam como episódios depressivos alternando-se com episódios de mania, período de euforia, atividade cognitiva e física intensa e falta de auto-controle.

Nele, as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor ou irritação e depressão. E as “oscilações de humor” entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas.

Considerando-se os quadros mais brandos do que hoje se denomina bipolar, a prevalência pode chegar a uma média de até 8% da população. Usando critérios mais rígidos se restringe a menos de 1%. Dessa forma, estima-se que cerca de 1,8 a 15 milhões de brasileiros sejam portadores do desse transtorno nas suas diferentes formas de apresentação.

 

Características:

É um transtorno que envolve alterações do humor, porém, não se trata apenas de mudanças bruscas de humor durante o dia, mas sim alternância de fases de depressão e euforia descontrolada que podem durar dias, semanas ou mesmo meses.

No transtorno bipolar as mudanças de humor duram pelo menos uma semana, podendo durar meses. Porém existem casos de ciclagem mais rápida.

O paciente com bipolaridade pode chegar ao extremo da depressão e até mesmo tentar suicídio. Os estados de mania e depressão, se não controlados por medicamentos, podem levar a surtos psicóticos, exigindo a intervenção psiquiátrica com antipsicóticos.

 

Causas

O transtorno bipolar afeta homens e mulheres igualmente. A causa exata do transtorno bipolar ainda é desconhecida, mas ocorre com mais frequência em familiares de pessoas com transtorno bipolar.

Tipos de transtorno bipolar:

  • As pessoas com transtorno bipolar do tipo I apresentam pelo menos um episódio maníaco e períodos de depressão profunda. Antigamente, o transtorno bipolar do tipo I era chamado de depressão maníaca.
  • As pessoas com transtorno bipolar do tipo II nunca apresentaram episódios maníacos completos. Em vez disso, elas apresentam períodos de níveis elevados de energia e impulsividade que não são tão intensos como os da mania (chamado de hipomania). Esses episódios se alternam com episódios de depressão.
  • Uma forma leve de transtorno bipolar chamada ciclotimia envolve oscilações de humor menos graves. Pessoas com essa forma alternam entre hipomania e depressão leve. As pessoas com transtorno bipolar do tipo II ou ciclotimia podem ser diagnosticadas incorretamente como tendo apenas depressão.

 

Para a maioria das pessoas com transtorno bipolar, não existe uma causa evidente para os episódios maníacos ou depressivos. A seguir estão os possíveis desencadeadores de um episódio de mania em pessoas com transtorno bipolar:

  • Mudanças na vida, como o nascimento de um bebê
  • Medicamentos, como antidepressivos ou esteroides
  • Períodos de insônia
  • Uso de drogas recreativas

 

Observação: o uso de drogas pode causar alguns dos sintomas. Entretanto, isso não descarta o transtorno bipolar. O próprio abuso de drogas pode ser um sintoma do transtorno bipolar.