Beleza > Maquiagem

Como encontrar a base perfeita para você

Por Redação Doutíssima 23/10/2013

como-aplicar-base-no-rosto3

 

Toda mulher já se descabelou, já errou muito, mas só algumas acertaram a cor de base perfeita. E não é só a cor, tem também a textura, o tipo… é tanta coisa que a gente fica perdida. Por isso chamamos nossa blogueira especialista em maquiagem para tirar todas as nossas angústias sobre base de pele. Confira.

Por Dasju

Nesse post vou dar dicas de como escolher o tipo de base, depois em outro post falo como escolher o tom dela.
A busca: Teste. Teste. Teste.

Não tenha vergonha de ir numa loja e pedir para experimentar, isso é normal. Mas não experimente e já compre de uma vez, vá pra casa, espere umas 5 horas para ver como ficou em sua pele. Peça bases de amigas também, mesmo que não seja o tom da sua pele, o importante aqui é a textura e duração.

 

O que é mais importante para você em uma base?

Achar a base perfeita é impossível. Infelizmente, ela é ótima em uma coisa e em outra, peca. Na lista abaixo, junte 3 coisas que você acha importante que a base tenha:

– Controle de Brilho/Oleosidade
– Hidratação
– Anti-idade
– Alta Duração
– Transfere Pouco
– Cobertura Alta
– Cobertura Média
– Cobertura Baixa
– Acabamento Fosco
– Com FPS
– Acabamento com Brilho/Acetinado

 

Qual são os tipos de bases?
Base líquida – Normalmente são hidratantes, é indicado para peles secas. As com aspectos aveludados podem ser usadas em peles oleosas
Base em pó – Ideal para peles oleosas e mistas, o pó absorve a oleosidade da pele.
Base em bastão/ Base Compacta – São mais indicadas para peles normais e mistas. Não é indicado para pele maduras, o produto é bem denso e acaba marcando as linhas de expressões.
Base em mousse – Versátil, essa base se adapta facilmente a todos os tipos de pele.
Base mineral – Funcionam muito bem em peles oleosas, sua fórmula é mais leve.

 

Qual é a base ideal para o seu tipo de pele?
Antes, vamos conhecer os tipo de base:
Matte/Opaca: Não tem brilho, deixa a pele com acabamento opaco.
Semi-Matte: Ela não deixa a pele tão pesada, sem brilho algum, deixa a pele mais ao natural, mas nem tanto.
Acetinada: Ela tem um leve brilho.
Sheer: base bem fininha, cobertura bem baixa.
BB Creams: não é considerado base, é um mix de primer + hidratante + base. Cuida da pele. Tem em comum a cobertura bem leve.

Pele Seca: Quem tem pele seca, normalmente quer dar um tom mais acetinado e hidratação. Então aposte em bases Sheers ou acetinadas. Nunca, nunca mesmo, use base em pó. Use bases líquidas e cremosas, elas além de cobrir bem, hidratam a pele.
Quem já esta acima dos 25 anos, aposte também em bases anti-idade, elas ajudam a prevenir as linhas de expressão que aparecem cedo em quem tem esse tipo de pele.
Para o dia-a-dia, aposte em BB Creams.

Pele Normal: Esse é o tipo de pele perfeita para qualquer base. Se adapta a qualquer uma. Quem tem esse tipo pele pode escolher entre duração, hidratação, textura sem medo de ser feliz.

Pele Mista ou Oleosa Quem tem esse tipo de pele, normalmente quer tirar o brilho da pele e controlar essa oleosidade. Aposte em coberturas opacas ou semi-opacas. As outras vão deixar sua pele com aparência oleosa, ai não vai ser legal.

Só cuidado com a Opaca, ela normalmente deixa a pele bem pesada, então recomendo o uso dela só a noite. De dia aposte no BB cream para peles oleosas.
Também abuse em primers com controle de brilho ou matificante e pó compactos.

 

Dicas:
Cuidado com bases com cobertura média ou alta. Eu não indico a ninguém usar esse tipo de base no dia-a-dia. Elas deixam a pele muito artificial e todos vão perceber que você esta usando base. Para uma festa a noite, fotos ou vídeo é legal. Mas no dia-a-dia mesmo, use bases leves, BB Creams ou Primers com cor.
Se sua pele tem algumas imperfeições, use corretivo na imperfeição em vez de passar a base muito pesada no rosto inteiro.

Se sua pele tem cicatrizes ou muitas imperfeições, aposte numa boa base que fará uma cobertura média-alta. Mas não deixe de usar o corretivo também.

Agora se sua pele não tem quase nenhuma imperfeição, aposte em BB Creams e bases bem leves. Ou use apenas um primer ou filtro solar com um pouco de pó-compacto por cima.

Se a base transfere, use pó-compacto. Ou tire um pouco do excesso com um papel-toalha ou lenço. Eu, particularmente, não gosto de passar base com pincel. Prefiro passar com os dedos, ou esponjinhas. Acho que a acabamento fica melhor e não tão pesado.

Ajudei? Alguma dúvida?

foto_ju Juliana Araújo – Blog Dasju

Designer e #nerd – Pernambucana, criada no Rio, que morou em Sampa e agora está virando mineirinha em BH. Mãe de uma pequena linda chamada Hellen Maria. =) Apaixonada por música, viagens, internet, maquiagens, fotografia, dieta, moda, cinema, decoração, happy hour, chocolate e de viver intensamente #bemmuito! Ela escreve assiduamente no Dasju, um blog fofo sobre maquiagem, música, comidinhas e mil coisas que toda mulher ama. Ela participa no Doutíssima com suas dicas mais quentes!

logo_dasju