Relacionamento

(Trans)formar: saiba a visão da teoria ator-rede sobre relacionamentos

Por Rafaela Monteiro 23/10/2013

homens-conversando-300x231

Bruno Latour, filósofo e sociólogo francês, nos fala sobre a teoria ator rede. Nessa teoria os homens estão dispostos em redes relacionais. E estas redes se constituem não só de homens, mas de objetos humanos e não humanos.

Segundo esse autor, o homem é produto e produtor de sua sociedade, sendo fabricado em meio a suas relações, se vinculando em redes e se transformando através delas.

 

A teoria

A teoria ator-rede, comumente mencionada como ANT (sua sigla em inglês que significa Actor-Network Theory) é uma corrente da pesquisa em teoria social que se originou na área de estudos de ciência, tecnologia e sociedade. É conhecida por sua defesa de uma rede em agência de elementos humanos e não-humanos, onde estes estão ligados a uma rede social de elementos que constituem uma sociedade.

É enfática na ideia de que os atores (humanos e não humanos), estão constantemente ligados a uma rede social de elementos materiais e imateriais. Foi desenvolvida principalmente por Bruno Latour. Para esse autor, os estudos das redes sociais referem-se apenas às relações sociais individuais, ao passo que a Teoria Ator-Rede tem como objectivo descrever as entidades não individuais.  

 

Interesse

A Teoria Ator-Rede se interessa não somente nos eventos ocorridos em laboratórios, mas em eventos tenham sua inserção na vida comum e que resultem em consequências práticas para os seus atores.

Foi construída à luz de uma perspectiva construtivista e baseia-se principalmente em dois conceitos: tradução e rede  e princípio de simetria (os mesmos tipos de causas explicam as crenças verdadeiras e as crenças falsas).

O termo actante é utilizado como uma forma neutra de se referir a atores tanto humanos como não-humanos, já que seus principais autores consideram que a palavra autor tem uma carga simbólica ligada ao “ser pessoas”.

 

(Trans) formar

Toda rede (de humanos e não humanos) produz efeitos. Nos fabrica enquanto sujeitos e também nos transforma. Dessa forma, estamos o tempo todo agindo e sendo transformados através dessas nossas ações.

Na teoria ator rede, somos todos atores em ação, movimento e transformação. Estamos vinculados aos outros atores numa rede relacional que sempre nos atravessa. Assim, seguindo tais atores, dessas redes estabelecidas, é possível conhecer o homem em questão. É importante se atentar para a rede estabelecida, seus atores, seus efeito e seus vínculos. Para esse autor, estamos em constante transformação, e em nossas relações e através delas podemos também nos reinventar e encontrar caminhos e possibilidades.