Filhos

7 Perguntas e respostas sobre o sono do bebê

Por Redação Doutíssima 24/10/2013

bebe-dormindo1. É normal que meu bebê durma com os olhos abertos?

Sim, isso é normal. Seu bebê não está corre nenhum risco por dormir com os olhos abertos, e isso não significa que seu filho tenha problemas de sono. Muitos bebês dormem com os olhos abertos entre os 12 e 18 meses. É difícil saber por que isso acontece, mas pode ser devido ao sono REM ocorrer mais em crianças do que em adultos (fase do sono onde os olhos se movem rapidamente e a atividade cerebral é similar à quando se está acordado).

 

2. É normal meu bebê dormir tanto?

Um recém-nascido dorme de 18 a 20 horas em média por dia. Isso é muito, mas ele se recupera do trabalho de parto. O nascimento é uma provação física para você mas também para ele! E essa foi sua única ocupação por 9 meses dentro do útero. Aos poucos ele vai se adaptar à sua nova vida. Os sons, a alternância do dia e da noite, os sorrisos e estímulos dos pais, as mamadas, todos são novos estímulos que promovem nele grande interesse por despertar. Entre 1 e 6 meses ele ainda dorme 15 horas, e é importante deixá-lo dormir. Não acorde seu bebê com o pretexto de que é hora da alimentação.

 

3. Por que meu bebê acorda à noite?

Os sono dos bebês podem ser afetados por muitas coisas: doença, férias ou mudança de hábitos. Razões relacionadas com o desenvolvimento também explicam por que os bebês de repente começam a acordar durante a noite, por exemplo, os dentes que em breve saem entre 6 e 10 meses. Outras perguntas que você pode fazer se seu bebê começa a acordar durante a noite: Será que, por exemplo, está mais frio à noite? Será que alguma luz está atrapalhando o sono do bebê? (se ele está acostumado com o escuro).

 

4. Eu estou fazendo “mal” ao meu bebê se o deixo chorar sozinho à noite?

Não. Deixar o bebê chorar na hora de dormir não vai fazer mais “mal” do que durante o dia. A maioria dos bebês de seis meses, por exemplo gritam , em média, uma hora por dia. Todos, independentemente da idade, tendem a chorar no final do dia ou à noite. Se você ensinar o seu filho a dormir sozinho vai ser muito mais fácil para ele voltar a dormir à noite em caso dele acordar sozinho. Se o seu filho é acostumado a ter você para ajudá-lo a dormir, ele vai certamente acordar e chamá-lo em lágrimas.

 

5. É seguro deixar meu bebê dormir com um bicho de pelúcia?

Você pode deixar seu bebê dormir com um ursinho de pelúcia a partir da 6ª semana. Nessa idade, ele pode começar a mostrar uma preferência por certos objetos. Como seu bebê é muito pequeno, coloque o objeto a seus pés, ainda no berço. Quando ele tiver mais de seis meses ele poderá dormir abraçado com um ursinho sem que isso ofereça um perigo em particular. Na hora da compra, prefira ursinhos antialérgicos.

 

foto-bb-dormindo

6. Meu bebê dorme o dia todo e fica acordado a noite toda! O que fazer?

Infelizmente não há muito o que fazer, especialmente com um bebê recém-nascido. Mas não se preocupe, as coisas vão se normalizar em breve. Quando o bebê só tem algumas semanas, você pode ajudar a mudar gradualmente seus hábitos: Ao invés de deixar seu bebê pagar pela manhã as horas de sono perdido durante a noite, acorde-o. Tente mantê-lo ativo durante o dia, desperte-o com brincadeiras. Mantenha as cortinas e persianas da casa abertas durante o dia e não evite fazer barulho. Durante a noite, não brinque com ele. Seja delicado ao falar, mantenha-o no escuro e utilize pouca luz se for preciso trocar fraldas ou alimentá-lo.

 

7. É errado passear com o bebê para fazê-lo dormir?

Alguma vez você já suspirou de alívio ao ver o seu bebê dormir entro do carro ou no embalo do carrinho de bebê? Embora este tipo de sono, obviamente, permite que você faça uma pausa, não caia na armadilha de ter que se deslocar ou mover o seu filho todos os dias para fazê-lo dormir. Claro que você pode mover-se com o seu bebê para acalmá-lo, mas não construa nele o hábito de ter este tipo de movimento para dormir.