Alimentação infantil > Nutrição

8 Alimentos que não podem faltar no prato das crianças

Por Redação Doutíssima 24/10/2013

A alimentação da criançada é um grande dilema para os pais. Com tanto alimento industrializado que as crianças adoram, fica difícil escolher o que é melhor para eles. Especialistas comprovaram através de inúmeros estudos que uma alimentação nutritiva nos dois primeiros anos de vida ajuda a prevenir problemas na vida adulta, como diabetes, hipertensão e colesterol alto, além de evitar alergias e obesidade. Conheça agora quais são os 9 alimentos que não podem ficar de fora do prato das crianças.

 

1) Macarrão

Assim como o arroz, a batata, a mandioca, o inhame e o cará, o macarrão faz parte do grupo de alimentos conhecidos como “carboidratos”, o grande combustível para dar energia ao organismo. Ele tem as calorias necessárias para sustentar todos os processos metabólicos que o corpo faz o tempo todo.

 

2) Milho

images (1)

O grupo das gorduras, do qual fazem parte alimentos como o abacate, o grão-de-bico e a soja, também conta com o milho. Esses alimentos são grandes fontes de energia mas, além disso, possuem gorduras que são importantes para a formação do sistema nervoso e a absorção das vitaminas A e D.

 

3) Ovo

O ovo faz parte do grupo das proteínas, ao lado das carnes, do grão-de-bico e da soja. A missão dos produtos dessa categoria é fornecer aminoácidos, que constituem as células de todos tecidos e órgãos do organismo e são responsáveis pela renovação da pele, dos músculos e dos ossos. As proteínas de origem animal são as mais completas, portanto é muito importante incluir ovos e carnes na dieta da criança.

 

4) Brócolis

Rafael Miguel

O brócolis faz parte dos alimentos ricos em cálcio, mineral fundamental para a manutenção dos ossos e dos dentes. Os laticínios, como leite, iogurte e queijo são alimentos ricos desse mineral.

 

5) Carne vermelha

Principais fontes de ferro para o organismo, as carnes vermelhas auxiliam na formação das células vermelhas do sangue, responsáveis por transportar o oxigênio para as células. A carência do ferro no organismo pode causar anemia. Verduras de folhas escuras, como agrião e couve, também fazem parte do grupo dos alimentos ricos em ferro.

 

6) Cenoura

Ela contém vitamina A, é indispensável para a saúde dos olhos e o fortalecimento do sistema imunológico. Outros alimentos ricos nessa vitamina são beterraba, mamão, abóbora, brócolis, espinafre e ovo.

 

7) Banana

Criança-comendo-banana

A banana traz vitaminas do complexo B, responsáveis pela manutenção da saúde do sistema nervoso, da pele, dos olhos e dos cabelos, além de exercer um papel muito importante na absorção de outros nutrientes. Outras fontes dessa vitamina: espinafre, brócolis, rúcula, almeirão, abacate, abacaxi, soja, gema de ovo e cogumelos.

 

8) Laranja

Por oferecer vitamina C, a laranja é um forte antioxidante e é responsável por aumentar a resistência do organismo contra infecções. Outros alimentos antioxidantes: goiaba, pimentão, acerola e todas as frutas cítricas, como maracujá e tangerina, por exemplo.