Guia dos Dentes

Conheça o dicionário do dentista: todo paciente precisa saber

Por Redação Doutíssima 24/10/2013

clean skin

Como toda profissão extremamente especializada com diversas possibilidades de atuação, a nossa segue os mesmos passos dos termos técnicos, difíceis de falar e mais difíceis ainda de serem compreendidas pelo paciente. Hoje vou fazer um pequeno dicionário para você com algumas palavras que realmente deixam os pacientes confusos e ao longo das nossas conversas, vou completando o dicionário com palavras novas.

– Terceiro molar incluso e impactado: O terceiro molar é o famoso dente do juízo, que nasce lá no final da boca, normalmente trazendo dor ou algum desconforto para o paciente. Ele está incluso quando ainda não irrompeu por algum motivo e nesse caso, o dente fica localizado dentro do osso. O termo impactado se refere ao fato de o dente encontrar algum obstáculo durante seu nascimento e esse obstáculo como o segundo molar, por exemplo, está impedindo o nascimento do dente bem como sua colocação no local que deveria ficar definitivamente.

ab-1

Esse quadro normalmente cria uma necessidade de exodontia do dente de forma cirúrgica. Atualmente já é uma cirurgia super simples por mais que seja um pouco mais demorada e precise de cuidados maiores quando comparada com as exodontias comuns.

ab-2

– Abscesso: Esse é um termo que pode ser usado para o que acontece nas mais variadas partes do corpo. Temos como um abscesso dentário uma consequência da deterioração em um dente que não foi devidamente tratado ou foi tratado mas já era tarde demais. É o acúmulo localizado de pus em um tecido. Origina-se quando bactérias invasoras são atacadas pelas células de defesa do organismo e as células mortas nesse combate se desintegram formando o pus.

O abscesso normalmente tem alguns sintomas que aparecem junto com ele como: hiperemia que nada mais é do que uma vermelhidão, edema que é um inchaço no local e dor. Estes sintomas agravam na medida em que o abscesso distende a área e tende a romper através da pele o que ocorre em casos mais graves e sem tratamento rápido através de exames periódicos.

ab-4

– Fístula: Fístula é um sinal clínico de que na região aonde ela está existe alguma infecção. Normalmente se caracterizam por estar muito perto da orgiem inflamatória como no caso do dente que está com problema e a fístula aparece bem na ponta da raiz do dente. Podem se manifestar no interior da cavidade oral, nas gengivas ou mucosas adjacentes aos agentes causadores.
Essa bola ou bolha de pus que aparece e some na gengiva é uma forma do organismo tentar expulsar o pus proveniente de uma infecção que normalmente está no dente ou na gengiva.

ab-3

É isso ai pessoal, espero que essas palavrinhas novas ajudem vocês no dia-a-dia com seu dentista.