Clínica Geral

Entenda sobre o Autismo

Por Rafaela Monteiro 24/10/2013

autismo

O autismo ocorre quando uma criança não pode desenvolver relações sociais normais. Se comportando de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve uma inteligência normal. Sendo diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também possam ter essas doenças. Os sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade.

É uma desordem que apresenta comprometimentos em três importantes áreas  do desenvolvimento humano: a comunicação, a sociabilização e a imaginação. Caracterizada pela dificuldade em utilizar com sentido todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal. Isto inclui gestos, expressões faciais, linguagem corporal, ritmo e modulação na linguagem verbal.

 

Causas

A causa do autismo não é conhecida. Estudos de gêmeos idênticos indicam que a desordem pode ser, em parte, genética, porque tende a acontecer em ambos os gêmeos se acontecer em um. Embora a maioria dos casos não tenha nenhuma causa óbvia, especula-se que alguns casos podem estar relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéola congênita ou doença de inclusão citomegálica), fenilcetonúria (uma deficiência herdada de enzima), ou a síndrome do X frágil (uma dosagem cromossômica). Mas nada ainda foi comprovado.

 

Sintomas e diagnóstico

Crianças autistas preferem estar só, não formando relações pessoais íntimas, não abraça e evita contato de olhar. Pode resistir à mudanças e é excessivamente presa a objetos familiares. Pode repetir continuamente atos e rituais. Pode começar a falar depois de outras crianças da mesma idade, usando o idioma de um modo estranho, ou até mesmo pode não conseguir – por não poder ou não querer – falar nada. Quando falamos com ela, freqüentemente tem dificuldade em entender o que foi dito. Pode repetir as palavras que lhe são ditas e inverter o uso normal de pronomes, principalmente usando o tu em vez de eu ou mim ao se referir a si própria.

A maioria das crianças autistas pode ter desempenho intelectual desigual.Crianças autistas normalmente se saem melhor nos itens de desempenho (habilidades motoras e espaciais) do que nos itens verbais durante testes padrão de Q.I. Aproximadamente 70 por cento das crianças com autismo pode ter algum grau de retardamento mental (Q.I. menor do que 70).

 

Tratamento

Os sintomas de autismo geralmente persistem ao longo de toda a vida. Muitos especialistas acreditam que o prognóstico é fortemente relacionado a quanto idioma utilizável a criança adquiriu até os sete anos de idade. Crianças autistas com inteligência subnormal – por exemplo, aquelas com Q.I. abaixo de 50 em testes padrão – provavelmente irão precisar de cuidado institucional em tempo integral quando adultos. Crianças autistas na faixa de Q.I. próximo ao normal ou mais alto, freqüentemente se beneficiam de psicoterapia e educação especial. Psicoterapia e Terapia comportamental pode ajudar crianças severamente autistas.