Filhos

O que fazer se as notas do seu filho estão ruins

Por Redação Doutíssima 24/10/2013

É época de entrega do boletim da escola e as notas dos seus filhos estão muito ruins. O que fazer? Muitas podem ser a causa, principalmente se ele sempre foi um bom aluno e de repente caiu de produção. É fundamental que os pais encontrem a explicação para essa situação e atuem para incentivar o interesse pelos estudos da parte das crianças.

 

me-estudando-com-o-filho-6458

 

Desinteresse da criança pelos estudos

Muitos dos alunos que começam a ir mal nos estudos não sofre de nenhum distúrbio de aprendizagem. A questão pode ser simples: a criança pequena quase sempre adora o ambiente escolar porque canta, dança, desenha e brinca. Mas à partir do 1º ano, tudo muda e ele passa a aprender coisas mais complexas que podem leva-lo a achar a escola e os estudos chatos. Por isso, ajude seu filho a tornar o estudo prazeroso. Você deve perguntar-lhe sobre seu dia na escola e tentar mostrar interesse sobre os assuntos que ele aprendeu. Agregue exemplos interessantes às matérias vistas e esteja presente na hora do dever de casa. Se o problema for essencialmente a escola, uma opção radical seria mudar a escola da criança. Um novo local não é certeza de resolver o problema, mas pode garantir um recomeço para ele cheio de novidades.

 

Distúrbio de aprendizagem

A dislexia é um tipo de distúrbio que dificulta a leitura e a escrita. Existe também o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), um distúrbio que faz com que a criança fique agitada e não consiga se concentrar. O TDAH atinge cerca de 5% das crianças em idade escolar. Outras crianças sofrem de discalculia, um distúrbio neuropsicológico que não permite que a pessoa consiga trabalhar com os símbolos matemáticos. Por isso, fique atento e busque ajuda. Se você acha que seu filho possa sofrer de algum desses transtornos de aprendizagem, procure auxílio na escola. Converse com os professores dele, o coordenador pedagógico ou até o diretor da escola.

 

Desperte o interesse do seu filho pelos estudos

Faça-o descobrir o prazer de aprender coisas novas. Motive-o a fazer pesquisas, buscar fotos e curiosidades sobre temas que o interessem.Dê sempre exemplos interessantes sobre os assuntos que ele vê em aula.

Faça-o falar sempre sobre o conteúdo que viu na escola. Desta forma ele poderá exercitar a memória e revisar a matéria sem se dar conta. Além disso ele se sentirá importante por ser ouvido.

Sempre incentive-o a estudar em casa e manter suas tarefas em dia.