Relacionamento

5 Dicas para não fazer seu filho pagar mico no Facebook

Por Redação Doutíssima 25/10/2013

crianca-pc-e1312988505316

Há dez anos, as crianças brincavam na rua, sobiam em árvores, pulavam corda, soltavam pipa. Era inimaginável que uma infância e adolescência pudesse ser diferente. Pois atualmente, as coisas mudaram e as crianças estão cada vez mais cedo conectadas às redes sociais. Esses pontos de encontro virtuais são, hoje em dia, espaços que proporcionam descontração e até mesmo desabafo.

Para acompanhar essa nova leva de crianças e jovens com vida virtual ativa, muitos pais resolveram cair nas graças das redes, principalmente do Facebook. O problema é que isso incomoda a garotada. Antigamente, as crianças ficavam incomodadas quando os pais iam levar na escola, buscar cedo nas festas, mostrava fotos de bebê para os amigos. Hoje, eles detestam ter os pais ativos no Facebook e, pior, pais que tentam interagir na rede com eles.

É compreensível que os pais tenham uma dificuldade um pouco maior para saber quando pode ou não participar das atividades dos filhos na rede, pois os pequenos nasceram nessa era e isso criou um novo tipo de crianças e adolescentes, com personalidade, vida social/virtual, contatos, interações. Nós só pegamos o “bonde” andando. E, para lidar com essa nova personalidade, é extremamente necessário que os pais aprendam a segurar a onda para não expor demais a criança, evitando fazer o filho pagar mico no Facebook. Para ajudar os pais desavisados, o Doutíssima reuniu 5 dicas para evitar conflitos domésticos por causa das redes sociais. Confira!

 

mae_filha_computador_materia

 

 

1) Será que posso comentar em uma foto?

Pode ser que o seu filho sinta que você está controlando a vida dele até no Facebook se comentar em uma foto ou pode ser que ele sinta vergonha do que você vai dizer. Por isso, se desejar muito comentar, reflita bem para não cair na tentação de escrever “fofo da mãe”. Ele não vai gostar nem um pouco!

 

2) Quando posso entrar no papo?

Um fato difícil de aceitar é que seus filhos também têm vida social e um grupo de amigos só deles. Exatamente como você! Os assuntos publicados podem pertencer ao mundo do grupo dele, não ao seu. Portanto, se desejar, acompanhe os posts, mas evite se manifestar. Conversas pessoais, fofocas, comentários que podem pegar mal devem ser feitos de forma privada, para isso, o Facebook disponibiliza o que chamamos de “in-box” (na caixa). Se você quer conversar de forma reservada, abra o perfil do amigo e clique sobre a palavra “mensagem”.

 

3) Curto ou não curto?

Existem adolescentes que até gostam da interação dos pais, mas não é regra. Então fique atento nos seus atos para evitar as saias justas! Porém, a função curtir é discreta e, provavelmente, será o que menos incomodará seu filho no Facebook, pelo contrário, geralmente, quanto mais “curtires”, melhor. Mas, em todo caso, procure evitar de curtir os comentários mais pessoais que, de alguma forma, podem constranger seu filho. Ele não ficará confortável se você curtir quando ele escrever algo sobre alguma paixonite da escola, por exemplo. Mas se você curtir o clipe que ele publicou, dificilmente acarretará problemas.

 

4) Lista de amigos

O Facebook disponibiliza uma função que permite que as publicações sejam focadas para os grupos que você selecionar, ou seja, você separa seus amigos em listas e decide para quem deseja exibir sua publicação. Muitas vezes, deixamos comentários que podem gerar situações desconfortáveis. Para evitar esse tipo de problema, crie listas de amigos e, antes de publicar um post, direcione apenas àqueles que devem visualizá-lo:

1. Vá para a linha do tempo do amigo que deseja adicionar à nova lista.

2. Na foto de capa, clique em “Amigos” no canto inferior direito.

3. Clique em “Adicionar à outra lista…” no menu exibido.

4. Role a tela para baixo e clique em “+ nova lista”.

5. Dê um nome à lista (exemplo: Família, Pessoal do Trabalho, Amigos da Ginástica).

 

5) Marcar nos posts

Esse pode ser o estopim para um jovem! Quando quiser publicar uma foto do seu filho, não o marque em hipótese alguma antes de perguntar se ele está de acordo. Quando marcamos alguém em uma foto, frase ou qualquer outro tipo de post, ou seja, quando escrevemos o nome de alguém na publicação, os amigos daquela pessoa também poderão visualizar o que foi publicado, o que pode gerar situações desconfortáveis.