Saúde Mental

Entenda que a atenção é aprendida e portanto deve ser ensinada

Por Rafaela Monteiro 25/10/2013

TDAH-con-predominio-de-déficit-de-atención

A aprendizagem é um tema de grande debate em psicologia. Ainda mais nos dias atuais onde, imersos a muitos estímulos e grande avanço tecnológico, estamos o tempo todo estimulados e tendo nossa atenção colocada em voga.

 

Muito se diz… pouco se sabe… muito menos se faz…

Muito se diz sobre vários “transtornos” que tem em questão o tema da atenção. O fato é que isso é muito padronizado e pouco pensado, questionado ou debatido.

Quando lidamos com crianças pequenas percebemos o quanto elas nos demandam energia, paciência, esforço físico e psíquico. E o quanto nossa vida corrida da modernidade caminha de forma paradoxal a toda essa demanda exercida pelas crianças.

Em meio a muitos estímulos queremos nossas crianças atentas. Em meio ao mundo tecnológico queremos nossas crianças sentadas por horas na cadeira da escola. Em meio a nossa falta de tempo queremos nossas crianças quietas, comportadas e colaborando com nosso cansaço.

Com tudo isso, esquecemos, ou até mesmo não sabemos, que a atenção é algo que deve ser aprendido, com isso, ensinado. E que a memória, que tem a ver com estar atento, também se relaciona com certo treino.

 

Aprendendo a ter atenção

É necessário informar que as crianças não vão aprender sozinhas a ter atenção que a sociedade de hoje exige. É necessário informar também que elas precisam ser ensinadas. E para isso é preciso paciência. Não adianta pegar a criança “tecnológica” de hoje e querer que ela, por si só, esteja atenta as aulas e concentradas nos exercícios escolares e outras demandas que lhes são impostas. Não adianta também, rotular quando ela não tiver dado êxito em tudo isso. Muito menos acreditar que dar um remédio, para fazer com que ela fique atenta e concentrada, irá resolver todos os problemas de forma rápida e mágica.

11490020-concentrated-child-reading-a-book

Atenção e concentração exigem aprendizagem, tempo, paciência. Assim com adultos e igualmente com crianças. Quando um adulto se propões a estudar para um concurso público, que exige horas de estudo diário e dedicação, ele não começa estudando quatro ou cinco horas por dia. Ele começa com uma, duas, ou até mesmo meia hora diária até ir aumentando e chegando, aos poucos, a quatro, cinco horas ou até mais. Mais isso, aos poucos. Dia após dia, com calma, esforço, persistência para conseguir se concentrar para ler, estudar, aprender.

Assim, nossas crianças, também não vem da maternidade prontas para ter toda atenção que queremos que elas tenham. Elas precisam aprender. Com calma e aos poucos. E nós, precisamos de paciência, bastante paciência, para poder ensiná-las todo esse processo.