Guia dos Dentes

Ortodontia X Ortopedia

Por Redação Doutíssima 26/10/2013

doco-4

Uma dúvida de muito frequente de muitos pacientes é saber diferenciar a ortodontia da ortopedia. São vários os fatores que devemos avaliar e são bem fáceis de entender. Os ortodontistas de hoje podem ser somente ortodontistas ou também ortopedistas faciais (na prática), mesmo depois de ter mudado a nomenclatura. Vamos entender um pouco melhor a abrangência de cada área, as diferentes possibilidades e no que cada princípio se baseia.

doco-2

O que costumo dizer é que são duas atividades diferentes que se integram em uma especialidade extremamente útil à sociedade e à promoção de saúde bucal. Com nossa especialidade atual, temos a integração da ortodontia e ortopedia facial dos maxilares e isso é proporcional na maioria dos países que trabalham com uma nomenclatura proporcional.

Podemos, de forma bem didática, formatar a ortopedia como sendo aplicada ao osso ou tudo que se refere ao movimento desse osso. Na ortopedia buscamos proporcionalizar às bases ósseas que por algum motivo vieram com alteração de tamanho, forma ou direção de crescimento. Nesse contexto podemos incluir tratamentos com máscaras faciais, aparelhos extrabucais ou aparelhos intra-orais dos mais variados tipos de ancoragem.

doco-3

Quando mudamos o foco para a ortodontia, nos detemos mais em movimentação dentária ou alveolar que é o espaço onde o dente está contigo em intima relação com o osso. Nesse caso, o ortodontista vai movimentar os dentes tortos, podendo fazer verdadeiros milagres.

doco-6

É muito difícil dissociar e trabalhar com os dois tratamentos isolados e em vários casos precisamos trabalhar com as duas técnicas em conjunto e por vezes, associar com outros níveis de tratamento como implantes, próteses ou tratamentos com estética dental.

doco-1

 

Dentro da ortodontia existem variadas técnicas, medidas e formas de pensar e tratar. São escolas que pensam de forma completamente diferente e precisam se respeitar e entender que não há certo ou errado e sim formas diferentes de pensar. Vai desde a ortodontia lingual com peças para o lado de dentro dos dentes, passa pela técnica padrão com braquetes metálicos nas mais variadas formas e medidas até a ortodontia estética com materiais como porcelana ou safira. São moldeiras em acrílico que podem guiar os dentes ou arcos e aparelhos removíveis que fazem a contenção ou tração dentária. É um mundo fabuloso que requer um conhecimento amplo do dentista especialista e uma precisão de grande escala além de um paciente que coopere com o tratamento.

doco-5

Basta um piscar de olhos para que um novo aparelho seja criado ou um novo pesquisador lance um aparelho novo ou uma modificação de um aparelho antigo que possa facilitar o tratamento. Vamos cada vez mais em frente